O recesso na Rede Municipal de Educação começou no dia 21/07, e seguirá até a próxima segunda-feira, dia 4 de agosto, com funcionamento de dois polos para atender alunos com mães que trabalham, a Escola Municipal Maria Elisa Quadros Câmara, na Vila Aparecida, e a Escola Municipal Antônio José da Fonseca, no Parque dos Estados.
Ao serem definidos os locais, os pais ou responsáveis pelas crianças tiveram a opção de escolher o polo de sua preferência. De acordo com a vice-prefeita Professora Huguette, a redução no número de creches abertas se deve exclusivamente à baixa frequência registrada nos dois últimos períodos de recesso.
Em julho de 2013, a Administração Fernão Dias manteve abertas as creches no período de férias, cumprindo compromisso assumido em campanha. Na época, todas as escolas de Educação Infantil em período integral permaneceram abertas, porém o número de crianças que compareceram foi muito abaixo do esperado. “Os gastos para manter uma escola em funcionamento são muito altos e temos responsabilidade na gestão do dinheiro público, sem desperdícios. Por isto, remanejamentos são necessários”, afirmou Huguette.
Em janeiro, foram estabelecidos quatro polos e foi constatada baixa frequência em todos eles. Após levantamento feito pela equipe técnico-pedagógica do município, foram definidos apenas dois polos para o recesso de julho, com possibilidade de um alternativo, caso houvesse demanda, o que não ocorreu.
Novamente, o número de crianças inscritas foi superior ao de comparecimento. Na E.M. Maria Elisa Quadros Câmara, foram mais de 100 inscritos e a média tem sido de 65 alunos por dia. Na E.M. Antônio José da Fonseca, foram quase 80 inscrições e o número de crianças não passa de 50 por dia. Para cada polo foram indicadas 13 pajens que contaram com auxílio de alguns professores.
É importante ressaltar que as mães trabalhadoras são atendidas, mas a convivência familiar é um direito da criança, portanto apenas as que comprovaram que estão trabalhando podem deixar seus filhos nas creches.
Foto: DIMP