As aulas vão acontecer às sextas-feiras, das 18h às 21h, e aos sábados, das 14h às 17h. As inscrições continuam abertas!
A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), iniciou o Projeto de Percussão “Construindo Samba” nos dias 14 e 15 de julho, na quadra da escola municipal “Vicente Camargo Fonseca”.
O projeto oferecerá aulas de música para crianças e adolescentes, de 10 a 20 anos, com aprendizagem gratuita de instrumentos de percussão como tamborins, ganzás (chocalhos), repiniques, entre outros.
A aula inaugural e de apresentação, que aconteceu na última sexta-feira (14), contou com a presença da presidente do FSS Maria Isabel Suthoff, do prefeito Mauro Garcia (DEM), do professor de música Anderson Caetano de Campos, do presidente do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) Geremias Bom Sucesso, da diretora da escola Dirce dos Santos, de alunos, pais, interessados no projeto e voluntários de apoio do FSS.
O professor fez a apresentação e explicou a todos os presentes sobre os 07 instrumentos que compõem a aprendizagem do ritmo. Ele também salientou que, desde o início do projeto, há instrumentos totalmente novos para as aulas.
A presidente do FSS discorreu sobre os desafios enfrentados para conseguir colocar o projeto em prática e as expectativas de melhorias na vida das crianças e jovens. “Eles passam a contar não somente com uma nova atividade, mas também com acompanhamento e a presença de profissionais para quaisquer de suas dificuldades, vislumbrando a aprendizagem sustentada também pelo desenvolvimento pessoal de cada integrante”, disse.
Já o prefeito discursou sobre a sensibilidade e importância do projeto. “A iniciativa tem muito a crescer e oferecer resultados positivos para o município através das crianças e jovens que buscam aperfeiçoar o que já sabem e aprender e conhecer novos caminhos”, afirmou.
As aulas vão acontecer às sextas-feiras, das 18h às 21h, e aos sábados, das 14h às 17h. Além do ensinamento, o FSS através do trabalho de voluntários irá prestar atendimento às famílias dos alunos com palestras profissionais das áreas de psicologia, recursos humanos, sociologia, serviço social, medicina, entre outros.
Uma vez ao mês, também haverá a avaliação da aprendizagem e das necessidades maiores apresentadas por cada integrante do grupo, em almoço de integração com os alunos e suas famílias.
O intuito da ação é fazer com que os jovens ocupem seu tempo com uma atividade educacional, que poderá ajudá-los profissionalmente no futuro. O projeto também é uma forma de promover a inclusão social e ampliar o convívio em sociedade.
Quem quiser participar do projeto “Construindo Samba” basta comparecer aos ensaios e se inscrever para as próximas aulas. Assim que forem retomadas as aulas da rede municipal, as fichas de inscrição estarão disponíveis na diretoria da escola onde acontece o projeto, na rua Cap. Antônio Matias, nº 544, Jd. São João.
O “Construindo Samba” irá atender a demanda de interessados nas primeiras aulas e depois haverá uma triagem para definir a primeira turma de 30 participantes, mas irá ser mantida uma lista de interesse permanente.
Adultos que não se enquadram na faixa etária do projeto podem frequentar as aulas desde que se apresentem com instrumentos próprios.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Joanópolis