Cuidado com o lanche das crianças na volta às aulas!

A nutricionista do Departamento de Saúde do Município de Vargem, Mágda Edwards, faz um alerta para a retomada do ano letivo das crianças e dá dicas do que colocar na lancheira. Segundo a nutricionista, é fundamental evitar biscoitos recheados, refrigerantes e outros alimentos industrializados, que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão.

“A lancheira ideal é aquela em que não entram refrigerantes e bebidas açucaradas, como sucos industrializados, ou ainda biscoitos e salgadinhos”. De acordo com Mágda, o ideal é optar por sucos naturais e porções de frutas, além de ficar de olho na quantidade de sódio dos alimentos industrializados.

Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2013-2014, do IBGE, mostraram que uma em cada três crianças com idade entre cinco e nove anos e um em cada cinco adolescentes está com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Pesquisa do Ministério da Saúde realizada entre adolescentes de 9ª série do ensino fundamental nas 27 capitais do país mostrou que o sobrepeso atingiu 16% dos alunos e a prevalência de obesidade foi de 7,2% para o conjunto das capitais.

O que colocar na lancheira?

- Frutas

- Sucos naturais

- Salgados com recheios variados: frango, milho, espinafre, carne moída, queijo, legumes e verduras

- cereais

- iogurtes

- Sanduiches caseiros

Evite

- Frituras

- Chocolates

- Refrigerantes

- Salgadinhos

“Crianças, adolescentes e adultos têm necessidade de nutrientes em quantidades adequadas, nas diferentes fases da sua vida. Por isso, deve-se oferecer lanches de acordo com a idade da criança”, explica.

Vale ressaltar que alimentos ricos em gordura e açúcar, como refrigerantes, bolos, frituras e doces, devem ser evitados. E dar lugar a opções mais saudáveis, com nutrientes que ajudarão manter a concentração e a disposição durante as aulas.

O programa meu pratinho saudável, criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, ajuda a orientar a alimentação das crianças e traz uma série de sugestões de cardápio para os pais montarem o lanche dos filhos. O site para ter acesso a outras informações é meupratinhosaudavel.com.br.

“O principal é que o lanche tenha pelo menos um alimento rico em proteína, outro rico em carboidratos e outro de origem vegetal, como frutas e legumes”, finaliza Mágda.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Vargem

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>