Curso capacita moradores em Produção de Alimentos Artesanais

A Produção de Alimentos Artesanais é mais um curso oferecido para a população de Extrema através da parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o Sindicato Rural e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

O curso gratuito teve duração de uma semana, encerrando a aulas na tarde desta sexta-feira. A turma de 11 alunos aprendeu na prática a produção de diversos pães e bolos, como explica a engenheira de alimentos e instrutora pelo SENAR, Gabriella Santos: “quando damos o curso, preparamos uma programação com diversas receitas, mas aqui fizemos diferente. Procuramos conhecer a matéria-prima local, muitas vezes encontrada na casa dos próprios alunos através do cultivo de horta e pomar e, com isso, adaptamos as receitas base aos sabores da roça. Tubérculos, legumes e frutas dão toque especial a cada fornada”.

A ideia de trazer cursos neste segmento para o município surgiu através da vontade de especializar pessoas, principal dos moradores das áreas rurais, possibilitando a geração de renda com a venda dos produtos artesanais, e até mesmo, melhorar a alimentação em casa.

A extremense Lúcia Ângela Felizardo de Oliveira, conhecida carinhosamente como “Nhá”, sempre aproveita a oportunidade de aprender um pouco mais de gastronomia. “Participei de diversos cursos oferecidos como derivados do leite, com produção de iogurtes e queijos especiais, doce de leite, doce de compotas, fabricação de frutas cristalizadas, cursos de ervas medicinais, e derivados do café fazendo bolos e bolachas, por exemplo”, explica Nhá.

Para ela, os ensinamentos são importantes para ajudar as pessoas. “Normalmente, tudo o que eu aprendo aqui eu ensino as pessoas que não podem estar no curso. É uma forma de ensiná-las a fazer diversas comidas gostosas para a própria família e até mesmo vender. É muito gratificante poder aprender e ensinar, plantar e colher!”, conta Nhá.

As aulas acontecem na cozinha da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Para mais informações, procure a secretaria que está localizada na Rua Olegário Maciel, s/n, antiga Vaca Mecânica.

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema

IMG_1700IMG_1723IMG_1732

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam