Curso de formação profissional é oferecido a jovens em Extrema

curso senai

Oportunidade é oferecida pela IDEBRA, em parceria com a ID Logistics, o Senai, a Prefeitura de Extrema e a Associação dos Moradores do bairro Vila Rica

Teve início na última segunda-feira, 26, o curso de iniciação profissional em Operações Logísticas, realizado pela IDEBRA em parceria com a empresa ID Logistics, com o apoio do Senai, da Prefeitura de Extrema e da Associação dos Moradores do bairro Vila Rica.

O curso é gratuito e voltado para os jovens extremenses, sendo uma grande oportunidade de iniciação no mercado de trabalho, como afirma Eduardo Pane, gerente executivo da IDEBRA, que esteve presente no primeiro dia do curso. “O curso surgiu dessa iniciativa da empresa ID Logistics daqui de Extrema, com o objetivo de valorizar os jovens talentos, aqueles que querem melhorar de vida, que querem ter uma condição melhor para viver.”

O curso terá duração de cerca de dois meses, sendo encerrado no mês de dezembro. “É um curso rápido, compacto, mas que terá todas as disciplinas necessárias para que o aluno tenha essa iniciação no mercado de trabalho”, afirma Eduardo.

O Senai é o responsável por toda a parte pedagógica do projeto. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira e contam com professores especializados e com conteúdo todo pensado para a formação desses jovens. O gerente da unidade do Senai de Extrema, André Cristiano Aparecido, destaca que essa é uma grande oportunidade para o município e para os alunos. “É um projeto muito importante para a cidade e para as pessoas que estão passando por essa etapa, que é uma oportunidade única, de se inserir no mercado de trabalho com qualificação.”

A iniciativa veio de uma ação conjunta e, conforme pontuado pelo gerente executivo da IDEBRA, é importante que os jovens da cidade conheçam essa oportunidade. “A gente identifica que existe uma fatia desses jovens que tem muito talento, muita vontade, mas pouca oportunidade e é para eles que queremos direcionar nossas energias e recursos”, comenta.

Além da própria capacitação, os alunos contam ainda com a chance de serem admitidos pela ID Logistics após a conclusão do curso e isso, de acordo com os realizadores, é um grande diferencial. “A própria ID pode absorver alguns desses jovens, é o ciclo natural: à medida em que você se capacita o que se espera é que você se coloque no mercado de trabalho”, afirma Eduardo.

Da mesma forma, André Aparecido acredita que é com esse diferencial que a iniciativa tende a ser um sucesso. “Ao ser chamado, o Senai prontamente mostrou interesse em participar, principalmente pelo fim (…), que é reverter essa qualificação em empregos, em mão de obra qualificada.”

Adriano Carvalho, secretário de governo da prefeitura de Extrema, destacou que o apoio do poder público vem com o intuito de criar uma outra porta de entrada para o mercado de trabalho. “Gerar o emprego é legal, mas isso não resolve tudo”, afirma.

De acordo com Adriano, mais do que trazer a empresa para a cidade, é imprescindível desenvolver ações como essa, pois o programa “une a qualificação profissional com a possível contratação, o que pro jovem é muito importante, já que o mesmo esbarra sempre na questão de não possuir a experiência profissional.”

 

Ainda mais oportunidades

Segundo Adriano Carvalho, o intuito é levar a iniciativa adiante. “A ideia depois é levar essa iniciativa para outras associações de bairro. Hoje é um marco, uma iniciativa muito legal, que apresenta um custo baixíssimo para o poder público, porque quem está pagando é a empresa, ela está fazendo o investimento e nada impede também de outras empresas aderirem a esse projeto. Que seja também um convite para as outras empresas, que seja um modificador… Eu acredito que se tivermos uma boa semente ela vai dar um bom fruto”, destaca.

Para André Aparecido, a chave de sucesso de qualquer parceria é feita quando se tem interesses conjuntos, que neste caso vem do interesse do município, com interesse da escola, e com interesse da empresa. “Que a população fique atenta a essas parcerias e pegue essas oportunidades, que são importantes para trazer um novo emprego ou ser inserido no mercado de trabalho.”

Eduardo Pane também afirma que o objetivo da IDEBRA é continuar essa ação. “A gente quer ampliar essas parcerias, à medida que a cidade também quiser. É a consequência natural: se está dando certo, vamos expandir”, conclui.

Sem título

Sobre a iniciativa

Através do apoio e patrocínio da ID Logistics, a IDEBRA – Instituto de Desenvolvimento Esperança Brasil, é quem está à frente do projeto. A IDEBRA surgiu em 2005, a partir de iniciativas de empresários franceses que, ao se instalarem no Brasil, se depararam com uma situação de desigualdade social, em especial com a questão dos jovens, crianças e adolescentes. Desta forma, decidiram tomar uma iniciativa de realizar ações para fortalecer esses jovens.

“Nesses últimos 15 anos foram cerca de 3 mil jovens diretamente atendidos, dos quais boa parte conseguiram ingressar no mercado de trabalho, seja na área de logística ou na área de dança, na qual temos uma iniciativa forte também”, comenta Eduardo Pane. “Nosso objetivo é esse: ajudar quem quer ser ajudado, que é o que precisamos hoje.”

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam