Na tarde quarta-feira, 2/10, a Câmara Municipal de Pouso Alegre/MG abriu suas portas para discussão de temas polêmicos e de grande relevância nacional: legalização do aborto; gastos com a Copa do Mundo no Brasil; e redução da maioridade penal. Os temas, que dividem opiniões, foram amplamente debatidos pelos vereadores mirins e jovens durante o Grande Debate. Esta é a etapa final da atividade, que começou em agosto sob coordenação da Escola do Legislativo.
Uma banca avaliadora julgou a argumentação de cada grupo, apontando qual equipe abordou melhor o tema e desmistificou o assunto. Mas o objetivo maior da atividade não é julgar quem foi melhor ou pior na discussão e sim propor uma grande reflexão sobre temas complexos e fundamentais para a sociedade brasileira. Fizeram parte da banca: a presidenta da Câmara, Dulcinéia Costa; a gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), Ruth Schimitz; a secretária de Educação, Cleidis Modesto; a professora e diretora do Núcleo de Extensão da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Carolina Silvestre; e o advogado e secretário da Amesp, Sérgio Assis.
A gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG ressalta a importância da atividade na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. “A atividade é fantástica, o trabalho de pesquisa, desempenho desses jovens ao defender seus pontos de vista; tudo isso só tem a enriquecer a formação de cada um deles como cidadão. Enriquecendo a vivência de cada um para suas escolhas políticas, seus posicionamentos, enfim, suas decisões ao longo da vida. Este é um trabalho de educação, de formação sensacional”, afirma Ruth Schimitz.
Os jovens estudantes se preparam para a atividade há dois meses, levantando informações para argumentar e contra-argumentar os temas. Para cada assunto, um grupo se posiciona favoravelmente e outro contra. Os estudantes que compõem a Câmara Universitária participaram de toda essa preparação monitorando as atividades e colaborando com as discussões. O resultado de todo esse trabalho fez a diferença na fundamentação e ficou evidente para o público que veio à Câmara conferir de perto o debate de ideias.
Para o vereador jovem Artur Alexandre Gonçalves da Silva, o estudo aprofundado do tema foi fundamental para que cada estudante subisse à tribuna com mais segurança e convicção de seus posicionamentos. “Durante esses estudos que fizemos vimos outras faces de cada questão. O apoio que nós recebemos dos estudantes da Câmara Universitária, neste ano, fizeram toda diferença porque eles nos ajudaram a trabalhar mais o lado jurídico do tema, nos estudamos artigos constitucionais, estudamos a opinião de juristas e sociólogos. o espaço que a Escola do Legislativo oferece para nós, jovens, discutirmos política e qualquer outro tema é muito importante porque nós não encontramos esse espaço em outras instituições; o fato de estudar um tema, aprender mais e discutir sobre ele consegue ampliar nossa visão a respeito disso e nos tornar mais cidadãos”, explica o estudante, que participa da atividade pelo último ano.
“Foi um grande sucesso ver que todo empenho e dedicação dos nossos jovens tem resultado. Quem teve a oportunidade de assistir pela TV ou aqui na plateia pôde perceber o quanto esses jovens se aprofundaram nos temas. Sem dúvida alguma, levantar questões tão complexas quanto essas e levar as pessoas a refletir é maior objetivo do Grande Debate”, conclui a coordenadora da Escola do Legislativo, Madu Macedo.
FOTO: ASCOM/CMPA