Com a pandemia, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e, em muitos casos, a cozinha passou a ser o principal ambiente de encontro entre os familiares. Seja para cozinhar, seja para beber um bom vinho ou apenas tomar um café da tarde, o importante é promover a interação e a boa convivência entre as pessoas que estão neste ambiente. A arquiteta e urbanista Carolina Buss da Silva explica que, nas últimas décadas, o papel da cozinha ganhou importância.
Para renovar esse ambiente não é necessário fazer uma reforma geral. Com a troca ou reforma de apenas alguns itens é possível dar uma cara mais moderna para toda a cozinha, sem gastar muito. Integrar esse ambiente ao restante da casa, abrindo algumas paredes, já deixa um clima mais contemporâneo.
Além disso, outros elementos podem ser modernizados, como os móveis, que podem ser reaproveitados com uma nova pintura ou com um bom revestimento. A iluminação também é importante. Para isso, o uso de luminárias que combinem com o ambiente pode fazer toda a diferença, deixando-o mais amplo e até mesmo com um aspecto mais clean.
Porém, além de bonita, é importante que a cozinha seja, principalmente, funcional.
— O dia a dia das famílias é atarefado e uma cozinha com layout e equipamentos que aumentam a produtividade faz toda a diferença durante o preparo das refeições e também no tempo que se passa cozinhando. É importante pensar nas estações de trabalho e nos equipamentos para montar uma sequência que aumente o rendimento — afirma Carolina.
Aposte em eletrodomésticos de qualidade
Se for para escolher investir em algo, a opção mais acertada são os eletrodomésticos.
— Os principais elementos da cozinha são eles. Então investir em eletrodomésticos mais modernos dá uma aparência totalmente nova para a cozinha. Fornos embutidos, geladeiras, cooktops e coifas são objetos de grande destaque nesse ambiente — enfatiza a profissional.
Além disso, quando o assunto é dar uma cara nova para a cozinha, as chamadas ilhas gourmet são as queridinhas do momento.
—A ilha, além de ser um lugar de preparo dos alimentos, configura um espaço de interação entre quem cozinha e quem está ao redor. Os fogões e cooktop mais modernos, além da funcionalidade que dão à estação de trabalho, deixam a cozinha muito mais valorizada — sugere Carolina.
É possível embutir as coifas no móvel, de forma bem discreta, ou dar destaque e deixá-las totalmente aparente. Os modelos modernos podem ser usados tanto no modo depurador como no exaustor e possuem dimensão reduzida. São ideais para projetos de cozinhas pequenas ou para os ambientes que não dispõem de dutos para exaustão.
Mas se a ideia é deixar o ambiente atemporal, vale lembrar que menos é mais. Dessa forma, utilize cores mais claras ou neutras e espelhos e vidros de forma moderada. Segundo Carolina, eletrodomésticos com design mais minimalista, em aço inox e espelho, também são peças que dificilmente cansam ou enjoam.
Dessa forma, o ambiente ficará com um aspecto mais clássico e vai demorar mais para sair de moda. Mas, se a ideia é colocar cor no ambiente, a sugestão é que isso seja feito nos itens que possam ser trocados com mais facilidade, como nas cores das paredes, fazendo o uso de tinta, papel de parede ou mesmo azulejos.
O mais importante é uma cozinha que sirva bem à família e cada uma tem uma dinâmica diferente. Alguns cozinham mais em casa, outros pedem mais comida pronta, uns comem mais em restaurantes e outros recebem bastantes pessoas em casa. Por isso, a cozinha tem que ser funcional para o tipo de rotina de cada um.
Fonte: NSC Total