A Defesa Civil foi acionada após uma reação química de produtos usados no tratamento de água ter provocado um incidente
Na manhã da última terça-feira, 17, a Defesa Civil foi acionada para acompanhar a ocorrência de um incidente na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, localizada no Jardim Morumbi, que a princípio teria ocasionado a emissão de um gás que se espalhou na redondeza.
Os agentes da Defesa Civil estiveram no local e constataram de imediato o odor forte no ar. Em relatório os agentes relataram que funcionários da Sabesp informaram aos agentes que um caminhão carregado de Sulfato de Alumínio que estava em processo de descarga efetuou o transbordo do material em um tanque de Hipoclorito de Sódio, o que causou uma reação química, liberando um gás de Hipoclorito de Sódio. Um dos funcionários acompanhava o procedimento percebeu o erro e desligou imediatamente o sistema.
No relatório, segundo o Gerente Geral da Sabesp de Mairiporã, Carlos Gusmão, informou que a reação química ocorrida não causaria mais nenhum perigo. Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) de Atibaia confirmaram a informação.
O Samu esteve no local e confirmou que na Estação não houve ocorrência de vítimas. Segundo relatos, duas pessoas que moram nas proximidades apresentaram sintomas como náuseas, porém não foram localizadas. Os agentes da Defesa Civil fizeram diligências no bairro, consultando moradores e verificando se estava tudo dentro da normalidade.
Também estiveram no local a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, representantes das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e Segurança e Defesa Civil, assim como técnicos da Sabesp e da CETESB. Até o momento a Sabesp não se pronunciou formalmente sobre o ocorrido.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista