Nos últimos dias, quatro famílias foram vítimas de incêndios residenciais. Como os imóveis apresentavam risco aos proprietários, todos foram interditados por agentes da Defesa Civil de Bragança Paulista.
As ocorrências foram registradas em menos de quinze dias e, na maioria dos casos, o que ocasionou o fogo foram situações que poderiam ter sido evitadas pelos moradores. A Defesa Civil alerta aos munícipes sobre algumas medidas simples que podem auxiliar na prevenção deste tipo de situação.
A primeira medida é a realização periódica de revisão de toda parte elétrica do local. Também é necessário ter um disjuntor, que desligue automaticamente a transmissão de energia da casa, a fim de evitar curtos circuitos e sobrecargas elétricas.
Vale lembrar que o cuidado com velas acesas deve ser redobrado, principalmente para não entrarem em contato com superfícies inflamáveis. Quando houver a necessidade de se ausentar do imóvel por vários dias, o morador deve desligar a chave geral.
O fogão não deve ser manuseado por crianças, que também devem evitar o contato com produtos inflamáveis. Além disso, deve se evitar fumar dentro da residência e não sobrecarregar as instalações elétricas, pois caso os fios esquentem, isto pode ocasionar um incêndio. Botijões de gás devem estar guardados em locais ventilados e protegidos contra chuva, sol e outras fontes de calor.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista