A 1ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil (1ª CEPDC) de Minas Gerais, acontecerá nos dias 8 e 9/04, na cidade de Belo Horizonte. Com o tema nacional “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o sistema nacional”, o encontro será uma etapa preparatória da Conferência Nacional, que acontecerá entre os dias 27 e 30/05, em Brasília/DF.
Os membros da comissão organizadora iniciaram os trabalhos para a realização da etapa no estado. No mês de janeiro, representantes de 30 entidades já estiveram reunidos na Cidade Administrativa do governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
A reunião proporcionou o nivelamento das informações sobre a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC). Na ocasião, também foi apresentada a proposta de Regimento Interno da COE para aprovação dos membros e definida a estratégia mineira de mobilização dos municípios para as etapas municipais e intermunicipais no estado. Ainda como resultado do encontro, houve a definição da programação, palestrante e painelistas da 1ª CEPDC, além da definição da agenda da comissão organizadora e da secretaria executiva.
Esta primeira reunião serviu ainda para apresentação dos integrantes da comissão integrada e multidisciplinar, que já indica o alcance de um importante objetivo da 1ª CEPDC: o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) no âmbito do estado de Minas Gerais, inclusive com o engajamento da sociedade civil nas ações de proteção e defesa civil.
A reunião contou com a participação de representantes das secretarias de estado de Educação (SEE), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), de Planejamento e Gestão (Seplag), de Casa Civil e Relações Institucionais (SECCRI); além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); da Associação Mineira de Municípios (AMM); da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); da Fundação João Pinheiro (FJP); da Cáritas Brasileira – Secretaria Regional de Minas Gerais; da Rede Nacional de Mobilização Social (COEP); do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CONEDH); do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA); do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP); da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), além é claro, de representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil/Gabinete Militar do Governador e da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
O objetivo da conferência é promover e fortalecer em Minas Gerais e no Brasil, a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, e, para o pleno sucesso da etapa estadual é fundamental a convocação e realização das conferências municipais e intermunicipais com a máxima participação da sociedade civil, principalmente as comunidades em risco de desastres no território mineiro.