Como parte das ações desenvolvidas pela Defesa Civil de Bragança Paulista, que visam orientar a população com medidas que preservem a integridade dos munícipes, na manhã da quarta-feira, dia 13, a equipe de agentes, juntamente com representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), esteve no Centro Dia do Idoso para orientar e tirar dúvidas dos presentes sobre acidentes domésticos.
O local escolhido para a palestra, localizado na avenida Eusébio Savaio, 900, Jardim Santa Libânia, oferece acolhimento aos idosos do município com mais de 60 anos, tendo prioridade de atendimento aqueles em estado de vulnerabilidade social e que passam o dia carente dos cuidados necessários.
Tendo em vista que 75% dos acidentes com idosos acontece dentro de casa, sendo que entre as principais ocorrências estão queimaduras e fraturas, a equipe escolheu, então, o Centro Dia do Idoso e mostrou aos munícipes algumas dicas de prevenção destes acidentes.
Foi falado na ocasião que é necessário evitar a obstrução dos caminhos dentro da residência, seja com móveis, escadas, tapetes; o uso de calçados inapropriados; deixar o piso molhado; além de explicar que o ideal é deixar os corredores sempre bem iluminados, livre de objetos, tapetes e fios. Os idosos também devem evitar subir em escadas ou cadeiras para alcançar algum tipo de objeto.
Esta ação também faz parte da mobilização sobre o Dia Internacional da Redução de Desastres, comemorado no dia 13 de outubro.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista