Objetivo é atualizar agentes e órgãos municipais para enfrentar o período de seca.
Com o fim do verão e das chuvas intensas, o período de estiagem se aproxima. A estiagem é resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas, nessa época o ar fica mais seco e há aumento nos casos de queimadas, sendo por meio de incêndios criminosos ou não. Além disso, o tempo seco também prejudica a saúde das pessoas, pois aumenta a incidência de problemas respiratórios, gripes e alergias.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, já está realizando o planejamento para lidar com o período como forma de precaução e a fim de causar o menor impacto possível à população, além de buscar a capacitação dos agentes envolvidos.
Na última terça-feira (17/04), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, além de agentes da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, esteve em Mogi Guaçu para participar da oficina preparatória “Operação Estiagem 2018”. A Oficina foi oferecida para agentes e órgãos municipais da região.
Durante a Oficina, foram apresentados conceitos da Operação Estiagem, além de palestra ministrada pelo Corpo de Bombeiros e palestra coordenada pelo CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), que abordou a legislação básica aplicada à Proteção e Defesa Civil.
No segundo período, participantes e brigadistas acompanharam o Corpo de Bombeiros para as aulas práticas em outro local e os gestores e coordenadores da Proteção e Defesa Civil foram para o auditório, onde foram ministradas as seguintes palestras: Meteorologia aplicada à Proteção e Defesa Civil – Instituto SOMAR e CEDEC; Situação do Aedes Aegypti na Região – SUCEN; Ferramentas para Monitoramento de Estiagem – SMA de Mogi Guaçu; Legislação e Interesse e Ação da Polícia Militar Ambiental – Polícia Militar Ambiental e Plano de Contingência de Estiagem – CEDEC.
Ao final do evento, os participantes efetuaram dinâmica com exercício prático sobre o conhecimento adquirido ao longo do dia, orientado pelo Corpo de Bombeiros da região com o apoio do Tiro de Guerra de Mogi Guaçu.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista