Desenvolvimento industrial de Extrema movimenta Sul de Minas

Por Léo Demeter

Jornalista

Nos últimos anos, o município sul-mineiro de Extrema vem reunindo importantes empresas em seus parques industriais que estão estrategicamente espalhados no município. Torna-se notório que o crescimento industrial da cidade “Portal de Minas” só não é superado por Betim, que ocupa o primeiro lugar no ranking de desenvolvimento econômico mineiro.

Extrema se auto supera – tanto em arrecadação quanto em investimentos em outras pastas. Multinacionais e empresas de médio e grande porte tem aproveitado o incentivo fiscal, a proximidade com a capital São Paulo e o interior paulista e a mão-de-obra barata fartamente disponível também na região para as suas filiais. Com o poderio industrial, as vagas de empregos também aumentaram. As áreas que ainda mais necessitam de pessoal são que envolvem conhecimento técnico. A continuidade administrativa também é uma das grandes responsáveis pela injeção de ânimo na economia, que vai além dos limites extremenses. Atinge diretamente ainda a região e movimenta a alavanca de diversos setores atrelados à industrialização, como o comércio das cidades. A política pública municipal ganha respaldo da esfera governamental, representada pela Secretaria de Desenvolvimento e Econômico, que aperta as mãos com o compromisso sócio empresarial do extremo Sul das Gerais. Neste cenário criado com dinamismo, empreendedorismo e foco nas municipalidades, Extrema se projeta forte, fiel ao seu povo e repleta de oportunidades.

Outro fator preponderante neste processo de construção da gestão empresarial foi a quantidade de agências especializadas em terceirização de pessoal e prestação de serviços que se instalou em Extrema. As placas de “Contrata-se” nunca foram tão vistas e disputadas por aqueles que almejam melhor qualidade de vida para a família.

Empresas como Panasonic, Bauducco, Centauro, Multilaser, Kopenhagem, Rexam, Johnson & Johnson, Barry Callebaut, Fagor Ederlan, ACR, Barash, Hutchinson Cestari, Dello, Nasha, Kidde Yanes, Unicoba, Natubell, FRUM, Soft Film, Água D’Extrema, Ácqua Limp, Force Line, Laticínio Serra Dourada, Maroré, Sodexo e muitos outras fazem de Extrema um emblema de gestão empresarial que deu certo.

 

MELHOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS

Segundo levantamento feito pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro; 2012), Extrema é a cidade mineira com o melhor desempenho no Índice de desenvolvimento municipal. A pesquisa considera três áreas de desenvolvimento: emprego e renda, educação e saúde.

Segundo a análise, o município ficou em primeiro lugar no estado com pontuação superior a 0,9. O índice varia de zero a um ponto e quanto mais próximo de um, melhor a classificação. No ranking geral, o município está na 26ª colocação. Entre as dez melhores cidades de Minas Gerais, outras três são do Sul de Minas: Pouso Alegre, Itajubá, Lavras e Poços de Caldas.

Em 2012, Extrema já havia sido considerada o segundo polo industrial do estado, levando em conta a arrecadação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviço) em relação ao número de habitantes. Nos últimos 12 anos, o número de indústrias quase triplicou na cidade fazendo crescer a geração de empregos. Com mais de 170 empresas instaladas, a cidade já tem a maior arrecadação de ICMS do Sul de Minas.

A localização estratégica também figura outro fator de escolha. O desenvolvimento industrial também acelera o crescimento populacional da cidade. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou, no início de 2013, que a população ultrapassa 32 mil habitantes. A previsão é que em 2020 o município tenha 45 mil moradores.

Mais estudos revelam que o crescimento mineiro esteve muito acima da média. A FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais; julho/2013) apontou que o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado deve registrar um incremento ainda maior de 3,3%. Ainda para este ano, a pesquisa projeta um avanço da produção industrial mineira de 4%.

Assim se fez uma nova face da cidade “Portal de Minas” – um município capaz de abraçar, com muito carinho, família inteiras vindas de diversos estados do país, oferecendo oportunidades de empregos, geração de renda e o melhor do mineiro: o bem receber.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>