O tradicional Desfile Cívico contou ainda com a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Fanfarra Municipal de Extrema, Grupo de Escoteiros de Extrema – Lobo Guará e Projeto Auê, além de reunir 18 escolas municipais da cidade
Na manhã deste último sábado, 7, o 59º BPM participou do Desfile Cívico Militar na cidade de Extrema, em comemoração a data alusiva da Independência do Brasil, proclamada no ano de 1822, por Dom Pedro I.
Nesta data, a população extremense teve a oportunidade de conhecer alguns dos serviços prestados pela Polícia Militar, que, no intuito de enriquecer o civismo e cultuar o patriotismo, apresentou uma Companhia de Desfile, com Pelotões representativos, além do grupamento motorizado, com as viaturas de emprego nas atividades operacionais.
O desfile militar, comandado pelo 1º Tenente Rodolfo, foi aberto com a Guarda-bandeira, que levou as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais e o Símbolo do 59º BPM, e foi composto por 2 Pelotões (1 Pelotão a pé e 1 motorizado) e mais 2 grupamentos representativos da PM.
O 1º Pelotão, comandado pelo 1° Tenente Coimbra, representou o curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel, composto por policiais militares oriundos de diversas Unidades operacionais e que estão realizando este curso que empenha os militares em ocorrências de maior grau de complexidade e na reação ao crime violento.
O 2º Grupamento foi composto por alunos do 5º ano da Escola Municipal João Orsi de Morais, que representaram o PROERD, programa que tem sido executado desde o ano de 2003 e que já ultrapassou a marca de 18.000 alunos concluintes. Já o 3º grupamento foi formado por crianças fardadas, filhos de Civis e Policiais Militares, que, neste ato, fizeram uma homenagem a todos os policiais que trabalham para proteger as famílias de toda a sociedade.
Por fim, desfilou o Pelotão motorizado, comandado pelo 1° Tenente Rildo e composto por viaturas de duas e quatro rodas, utilizadas nas modalidades do Policiamento Ostensivo, contribuindo veemente na atuação da Polícia Militar em toda a área do Batalhão.
Todo o grupo de serviços empregados na área do 59º BPM compõem um sistema, que visa satisfazer as necessidades basilares de segurança da comunidade, e assim o tem feito, buscando minuciosamente manter um ambiente de paz social nas 8 cidades e 1 distrito sob responsabilidades de policiamento da Unidade.
Fonte: ACO – 59° BPM