O objetivo do evento foi gratificar não apenas os atletas de alto rendimento, mas também os esportistas amadores que fizeram da atividade física um estilo de vida
A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Extrema premiou, na noite de 07/12, 18 atletas profissionais e amadores, mais um homenageado, que se destacaram por sua atuação nas mais diversas modalidades esportivas em 2024. Em sua 2ª edição, o Prêmio ao Mérito Esportivo foi realizado em estrutura montada na quadra poliesportiva e contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre os atletas premiados, familiares, amigos, professores do Esporte Municipal, bem como o autor do projeto de lei que instituiu a premiação.
Futsal
Representando o Futsal Masculino, o primeiro premiado da noite foi o atleta Lauan Cavalcante Prudêncio, que hoje integra o time Sub-18 do Corinthians e soma títulos importantes, como o vice-campeonato do Sul-Americano pela Seleção Brasileira Sub 17. No Futsal Feminino, Ana Carina Correa da Silva levou a melhor. A jogadora representou Extrema em mais de 15 campeonatos, como Federação Mineira, JEMG, LIDARP, JIMI, entre outros.
Vôlei
Na modalidade Vôlei, Wellington Pereira Goulart foi gratificado por sua resiliência e dedicação de mais de 20 anos levando o nome de Extrema ao topo das tabelas nos campeonatos; no feminino, Ana Luiza Cardoso Marques foi a premiada da vez e falou da despedida da categoria de base e sobre a lesão que quase a tirou das quadras.
Basquete e Hidroginástica
O rosto do Basquete na premiação, Alexsandro Silva Santos foi ovacionado pelas duas décadas de contribuição ao esporte de Extrema; na Hidroginástica, Dona Rosângela levou sua história de superação ao palco do evento: nem mesmo um aneurisma e uma cirurgia a impediram de retornar para a atividade que tanto ama.
Fitness e Atletismo
Aos 50 anos, Adilza Maria da Silva Pedroso levou o prêmio pela modalidade Fitness. A atleta participa de três das cinco atividades fitness da Prefeitura e marca presença no Poliesportivo quatro vezes na semana; já no Atletismo, Maria Iara da Silva falou sobre como a corrida mudou a sua vida, ajudou a superar a depressão e a lançou em uma carreira promissora.
Tênis e Tiro Esportivo
Vencedor da modalidade Tênis, Mickael Ramos de Almeida exaltou o esporte que lhe proporcionou prestigiar competições em nível regional e estadual e lhe ensinou o valor da disciplina; no Tiro Esportivo, o representante de Admar Wohlers, um dos grandes nomes do esporte no Brasil e árbitro internacional, exaltou o atleta por sua habilidade e foco impressionantes.
Jiu-jitsu e Karatê
No Jiu-jitsu, a jovem Cauani Franco Heleno, que soma quase 50 medalhas entre ouro prata e bronze, recebeu o Prêmio Mérito Esportivo em sua modalidade; já no Karatê, o pequeno grande carateca Pietro Lopes Tressino, atleta federado à Federação Paulista de Karatê e dono da 7ª colocação do Campeonato Brasileiro Júnior de Karatê na categoria Sub 10, foi quem levou o troféu para casa.
Futebol
Yuri Alves Faria, Jonathas Pereira Alves e José Ademilson de Souza Santos levaram os prêmios pela 1ª, 2ª e 3ª divisão do Futebol Extremense, tão popular entre os amantes do esporte na cidade; enquanto isso, Luiz Felipe Souza Valério, hoje no time Sub 15 da Escola de Futebol do São Paulo, em Extrema, e com um grande leque de campeonatos, foi premiado pelo Futebol de Base.
Handebol e Natação
Quem levou o Prêmio ao Mérito Esportivo pelo Handebol foi a menina Sophia Aparecida Lima Galdino, uma das promessas para o esporte extremense e que integrará a equipe Sub 11 em 2025. Henrique Yugo Sitniewski Doblas Suzuki foi o grande representante da Natação e destacou a importância do esporte para a manutenção da qualidade de vida.
Homenageado
O homenageado da noite foi o atleta paralímpico Fábio Luiz de Lima, que levou a natação inclusiva a um novo patamar. O nadador chegou a representar Minas Gerais na Etapa Nacional das Paraolimpíadas Escolares, participou do Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica, Paraolimpíadas Universitárias entre outras tantas competições por Minas Gerais e São Paulo, conquistando 09 medalhas de bronze, 17 de prata e 20 de ouro.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema