O “Dia D” contra a poliomielite, que aconteceu no último sábado em Vargem, vacinou 282 crianças de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município. A campanha segue até o dia 31 de agosto.
O Centro de Saúde e as duas unidades do Posto de Saúde da Família da cidade, disponibilizam a vacina. Todos aqueles que não puderam comparecer no sábado, devem se dirigir as postos para se vacinar. Os pais devem levar seus filhos com a caderneta de vacinação em mãos.
A poliomelite é uma doença caracterizada por febre, dor de cabeça, mal-estar, distúrbios gastrointestinais e rigidez de nuca, acompanhada ou não de paralisias (que, quando ocorrem, levam subitamente à flacidez dos músculos das pernas).
Causada pela transmissão de um vírus, a poliomielite pode ser transmitida de pessoa a pessoa, por meio de secreções do indivíduo infectado, ou de forma indireta por objetos de uso pessoal, água e alimentos contaminados.
A vacinação é a única forma de prevenção desta doença aguda. No Brasil, não há circulação de poliovírus selvagem desde 1990, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, em vários países o vírus ainda circula e, dessa forma, pode ser trazido ao Brasil novamente.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Vargem