Na ocasião foram identificados 14 focos e retirados seis caminhões de descarte
No último sábado (24/02), foi decretado o dia “D” do Combate à Dengue. A Prefeitura de Cambuí, através da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento e Secretaria de Obras, através dos Departamentos de Vigilância Ambiental, Agentes de Endemias, Defesa Civil e da Estratégia de Saúde da Família, saíram às ruas no combate aos focos do mosquito.
O evento, mobilizado pela EPTV, contou com municípios de todo o Sul de Minas na luta contra esse inimigo em comum, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, Zika e a febre amarela urbana.
Em Cambuí, os agentes da Vigilância Ambiental, Endemias, Defesa Civil e Estratégias da Saúde saíram às ruas nos bairros Santo Antônio e São Judas, escolhidos por serem os com maior número de focos. Os agentes recolheram objetos que poderiam ser possíveis criadouros, além de verificarem locais de água parada em residências, lotes e terrenos baldios.
Além disso, na ocasião, os profissionais da saúde realizaram aferição de pressão, glicemia e conscientização sobre doenças e modos de evitá-las, em tendas montadas nos PSF dos bairros atendidos e na Praça da Matriz, que também contou com uma feira de adoção.
O Prefeito Tales Tadeu Tavares esteve presente no evento e solicitou à população: “colaborem para vencermos mais esse período complicado, que é prejudicial à saúde de toda população. Não deixe água parada em suas residências e comércios, que é onde o mosquito que transmite a dengue pode se proliferar”.
Ao final da ação, foram recolhidos seis caminhões com material para descarte e passíveis de proliferação, e identificados 14 focos do mosquito Aedes aegypti nos dois bairros. Novos mutirões estão sendo planejados para breve.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Cambuí