Dia de São Sebastião, cristão convicto e ativo

site

Hoje dia 20 de janeiro, comemora-se o dia de São Sebastião, considerado protetor contra a fome e a guerra, é também padroeiro de diversas cidades pelo Brasil. Como por exemplo: Itapeva/MG e Pedra Bela/SP.

Sebastião nasceu em Milão, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III, no entanto há versões que tenha nascido em Narbonne na França.

Segundo consta teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo. De acordo com Actos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.

Nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.

Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado a 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.

Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge na Baixa Idade Média, designadamente nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa. Embora os seus martírios possam provocar algum ceticismo junto dos estudiosos atuais, certos detalhes são consistentes com atitudes de mártires cristãos seus contemporâneos.

Nas tradições de afro-brasileiras, o Orixá Oxossi na Umbanda é sincretizado como São Sebastião. Oxossi é o grande Orixá das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal. Grande caçador, comumente é representado nas florestas caçando com seu arco e flecha.

São Sebastião foi o ícone de várias expressões artísticas. Foi tema de pintores da Renascença. Na literatura, São Sebastião teve sua trajetória contada no livro Perseguidores e Mártires, do escritor italiano Tito Casini. Ainda na literatura, foi um dos personagens centrais do romance Fabíola (também intitulado A Igreja das Catacumbas), escrito em 1854 pelo Cardeal Nicholas Wiseman.

Em 1911, Debussy produziu um misto de cantata, drama lírico e de balé, Le Martyrre de Saint Sébastien. A obra de Wiseman foi filmado por Alessandro Blasetti em 1949 na França, estrelando Michèle Morgan, e com o ator italiano Massimo Girotti no papel de São Sebastião. Foi refilmado por Nunzio Malasomma em 1961, na Itália, como La Rivolta degli Schiavi (A Revolta dos Escravos ), protagonizado pela estrela estadunidense Rhonda Fleming, com o romano Ettore Manni como o santo mártir.

O pintor brasileiro Eliseu Visconti teve sua tela Recompensa de São Sebastião premiada com a medalha de ouro na Exposição Universal de Saint Louis, realizada em 1904 nos Estados Unidos.

Com informações: www.pt.wikipedia.org

Para comemorar o padroeiro do Município, a Paróquia de Itapeva, realizou desde o dia 09 de janeiro uma grande festa a São Sebastião, a programação contou com diversas atrações como: Tok de Encontro, Maytha e Riany, Thiago Franco e Gabriel, Som mecânico nos dias 12 de janeiro à 15 de janeiro, Eder e Edú, Dom e Maicon e Banda, Frei Zeca e Banda.

Hoje dia 20 de janeiro após a Missa na Paróquia São Sebastião, haverá som mecânico na Praça São Sebastião. Prestigie!

site-2

site-3

Foto: Álbum - FESTA DE SÃO SEBASTIÃO - Maytta Eh Rianny

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>