No último domingo, 24 de maio, a cultura sertaneja foi destaque na Câmara Municipal de Pouso Alegre, com a Sessão Especial do Dia do Sertanejo. O objetivo foi homenagear pessoas que disseminam a cultura e não deixam as tradições do homem do campo se perderam no tempo, com o progresso.
A pedido do vereador Hélio da Van, foram homenageados a dupla Lourenço e Lourival, o compositor Luiz de Castro, o locutor Rancheiro, o professor de viola Zé Helder e o produtor de orgânicos Claudinei Pereira, personalidades de destaque na cultura sertaneja da região.
O vereador Hélio destacou a importância de valorizar a cultura sertaneja. “Existe uma discussão no município sobe o que é cultura e o que não é. Nós devemos saber separar essas ações principalmente quando começa a denegrir algumas pessoas em relação à cultura sertaneja. Nessa sessão nós homenageamos o verdadeiro homem do campo. Estamos valorizando a cultura sertaneja no geral, a música, a comida e a importância que ela tem para o país. Essa homenagem vem para abrir a mente das pessoas para essa cultura que nunca deve acabar”, destacou o vereador.
No início da homenagem, a equipe da TV Câmara preparou um vídeo que mostrou um pouco do que é a vida no campo, imagens da simplicidade da vida sertaneja tendo ao fundo a música ‘Encantos da natureza’, composta pelo Poeta Luiz de Castro e interpretada pelo cantor Daniel.
No final da Sessão, o locutor Rancheiro interpretou “Chuva Mansa” e depois o violeiro Zé Helder cantou a música “O Boi”, uma das composições de sua autoria e logo após “Sabão de Cinza”. Fechando a noite, a consagrada dupla Lourenço e Lourival interpretaram ‘Franguinho na Panela’, dentre outras composições de sucesso.
“A Câmara Municipal cumpriu o grande papel de homenagear e reconhecer todos aqueles que estão ligados à cultura sertaneja, seja na música ou no campo. Homenageamos cinco personalidades que representam todo esse universo, que demonstra simplicidade, carinho e cultura singela. Homenageá-los é mostrar para Pouso Alegre que a cultura sertaneja e o jeito simples do homem do campo está sendo valorizado”, ressaltou o presidente Câmara, Rafael Huhn.
Fonte: ASCOM Câmara Municipal de Pouso Alegre