Novembro Azul é uma ação em saúde voltada para detecção precoce de diversas doenças, considerando o homem como um todo, pois as principais causas de morte que atingem a população masculina são: doenças do aparelho circulatório, hipertensão arterial, diabetes, doenças respiratórias e neoplasias.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 50% das doenças do coração e 75% dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs) são devido à hipertensão Arterial, e, IBGE 2008 refere que 43% dos homens de 60 anos de idade ou mais apresentam hipertensão arterial.
A hipertensão arterial é o principal fator de risco para mortalidade ao redor do mundo e a terceira causa mais importante de incapacidade.
Já o Câncer de Próstata é o segundo mais incidente no mundo e o primeiro no Brasil. São estimados quase 70 mil novos casos da doença no Brasil. Entre óbitos por câncer, o câncer de próstata é a segunda causa de morte na população masculina no Brasil. 90% dos casos de morte acima de 65 anos por câncer de próstata.
Entretanto, as doenças prevalentes que levam à mortalidade da população masculina são, em geral, evitáveis, por meio da aquisição de hábitos saudáveis ao longo da vida, como é ocaso das doenças do aparelho circulatório e neoplasias.
Contudo, as Unidades de Saúde – PSFs tem o papel fundamental de permitir o acesso e acolhimento do homem, praticar ações de prevenção à saúde, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental, atuação nas principais doenças que incidem nos homens como hipertensão, diabetes e estímulo a hábitos saudáveis de vida, entre outras, além de investigar, examinar e levantar diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A população-alvo será acima de 50 anos, e 45 anos para negros e homens com antecedentes familiares de câncer de próstata.
Algumas curiosidades quanto ao exame de sangue – PSA que detecta alteração da próstata:
Não dispensa a consulta com o médico
Não substitui o exame físico realizado pelo médico, se necessário
O exame com resultado alterado não significa somente que tem câncer
50% das alterações evoluem de forma benigna
A realização indiscriminada da realização do exame de sangue, PSA, sem consulta médica ou não associada a sinais e sintomas evidenciados pelo médico, é contra indicada pelo Ministério da Saúde e não será praticada pelo município de Extrema, ou seja, não será indicado exame de sangue sem sinais e sintomas para tal.
É importantíssimo que os homens compareceram às Unidades de Saúde da Família – PSF para participar das palestras, orientações do dia 21 ao dia 25 de novembro. Agende sua consulta periódica, não só no durante o mês de novembro como ao longo do ano.
Cuidar da saúde traz tranquilidade, bem estar e qualidade de vida. Cuidar da próstata evita câncer de próstata, consequente incontinência urinária e disfunção erétil.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Extrema