De acordo com a OMS, cerca de 38 milhões de pessoas vivem com HIV; 25% sequer tem conhecimento da condição
A diretora executiva do UNAIDS, programa das Nações Unidas para o combate da Aids, Winnie Byanyima, fez um alerta na última semana sobre como a Covid-19 tem afetado as políticas públicas no que concerne ao tratamento e educação sobre o HIV.
O alerta foi divulgado através de um vídeo que abre as discussões sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado neste dia 1º.
No vídeo divulgado, ela afirma que a pandemia “está ameaçando o progresso que o mundo fez em saúde e desenvolvimento nos últimos 20 anos”, e isso inclui os avanços em relação à Aids.
Ainda segundo Byanyima, as consequências da pandemia afetam diretamente as ações de educação, prevenção e tratamento de pessoas que convivem com o vírus. As consequências estão diretamente ligadas à necessidade do isolamento social e do medo das pessoas de se exporem à Covid-19, assim, afastando-se dos atendimentos e meios de cuidado e tratamento de outras doenças.
Além disso, esse alerta recai diretamente sobre os órgãos públicos que, em mesma medida, demandaram grande atenção ao coronavírus e acabaram por tirar a prioridade de outras doenças.