Dicas para a escolha do ar-condicionado

ar_regiao

O uso de ar-condicionado a cada ano vem se agregando a casa dos brasileiros. Algumas dicas são importantes para evitar algumas dores de cabeça e otimizar a compra de um condicionador de ar.

1 – Calcule a potência

Após definir qual cômodo que o ar-condicionado será instalado, é necessário fazer o cálculo da potência do equipamento. Nunca se baseie pelo “achômetro”, pois um aparelho com carga térmica abaixo do recomendado consome mais energia e tem uma operação sobrecarregada.

2 – Defina ciclo do aparelho

É possível adquirir um ar-condicionado com função dupla: aquecer e resfriar. Os aparelhos com ciclo reverso custam um pouco mais caro, mas em compensação você terá um equipamento aquecedor. Vale lembrar que nem todos os condicionadores de ar têm esta opção. Por isso, é bom definir qual será a função exercida para comprar o ar-condicionado correto.

3 – Escolha o tipo de ar-condicionado mais adequado

Janela ou Janeleiro: É indicado para locais que tenha restrições com a fachada predial, por ser um equipamento compacto. Este modelo tem manutenção mais barata e facilidade para encontrar peças. Seu ponto positivo é o valor acessível, mas há quem não goste por serem um pouco mais barulhentos do que o resto.

Split Hi Wall: Eles são o hit do momento. Com preços cada vez mais acessíveis os splits hi wall caíram no gosto popular pela sua eficiência. Além disso, são mais silenciosos, discretos e bonitos que os demais modelos. Por terem duas unidades (interna e externa), podem ser instalados em diferentes lugares.

Multisplit: É o mesmo que o anterior, porém possui mais de uma evaporadora (unidade interna). É indicado onde haja pouco espaço para instalar mais de uma a condensadora. O usuário pode escolher bisplit, trisplit ou quadrisplit.

Split Window: É uma junção do split com o janela. Ele não é muito comum, pois são poucas as fabricantes que o produzem. Ele é indicado para quem tem restrições com a unidade externa, onde só são permitidos os janeleiros, por exemplo. Portanto, ele é indicado se o cômodo a ser resfriado for ao centro da residência.

Split Piso-teto: Bem como seu nome diz, ele pode ser instalado no piso ou no teto. Geralmente ele é aplicado em instalações comerciais pela sua carga térmica. Mas pode ser utilizado em residências com grande fluxo de pessoas e que tenham pé direito alto. É um aparelho mais caro, porém mais robusto.

Cassete: As recomendações deste aparelho são semelhantes ao piso-teto, isto é, ambientes de médio e grande porte, comerciais ou residenciais. O aparelho cassete fica “escondido” no teto, porém necessita de um rebaixamento de gesso no teto para ser instalado.

Portátil: Ideal para pequenos ambientes ou para usuários que queiram mobilidade. Este modelo tem um valor reduzido e baixas opções de potência. Ponto positivo: pode ser levado para qualquer cômodo. Pontos negativos: é barulhento e apresentam potências restritas.

4 – Verifique a Voltagem

Não esqueça de observar a voltagem de sua residência. Lembre-se que todos os modelos split hi-wall são 220v. Se a sua casa for bifásica, chame um eletricista para providenciar os pontos de espera no domicílio. Se for monofásica, entre em contato com a sua concessionária de energia solicitando a alteração da rede, em seguida chame o eletricista e, por fim, o técnico para fazer a instalação.

5 – Observe o selo Procel

Veja a etiqueta que identifica os aparelhos eletrodomésticos mais econômicos, de acordo com a eficiência energética. A classificação é dividida em A, B, C, D e E. Se você está preocupado com a conta no final do mês, dê prioridade para os selos A e B.

6 – Realize a manutenção

Leia o manual do usuário e tire todas as dúvidas sobre o seu novo equipamento. A cada trinta dias, não esqueça de limpar os filtros de nylon e realizar a higienização da serpentina a cada três meses. Fazendo isso, você evita a transmissão de fungos e bactérias que ficam alojados no ar condicionado.

Fonte:  Portal WebArCondicionado : http://www.webarcondicionado.com.br

Foto: Reprodução

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>