Unidades passarão por reformas e adaptações para oferecer a população um atendimento com ainda mais qualidade
Prosseguindo com os investimentos e benfeitorias na cidade, a Administração Municipal segue empenhada em promover melhorias e adequações em equipamentos da saúde do município, para melhor atender a população bragantina. Recentemente, o Prefeito Jesus Chedid autorizou a abertura de licitações para reformas, adaptações, prevenção e combate a incêndios, entre outros, em prédios que comportam a atenção básica, especialidades, urgência e emergência do município.
Os equipamentos que receberão as melhorias e estão passando pelos trâmites licitatórios são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Vila Mota, Jardim São Miguel, Biriçá do Valado, Morro Grande da Boa Vista, Parque dos Estados I e Casa de Jesus, além da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) São Vicente, do Centro de Reabilitação Municipal, do Espaço do Adolescente, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e do SAMU.
As obras contemplam pintura, troca de pisos e revestimentos, troca e manutenção de portas e janelas, manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, implantação de gradis, construção e ampliação de ambientes em algumas unidades, dentre outros serviços. As obras ainda incluem a colocação de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) como sinalização de emergência, extintores e luminárias de emergência.
As unidades de saúde dos bairros Jardim Águas Claras, Água Comprida, Henedina Cortez, Mãe dos Homens, Jardim da Fraternidade (Madre Paulina), Jardim São Lourenço, Hípica Jaguari e Cidade Jardim, bem como o CAPS II, a Academia de Saúde do Parque dos Estados e UPA Vila Davi. As 11 unidades por sua vez passarão por obras de acessibilidade e a licitação para execução dos trabalhos já está em andamento. Participaram do certame e foram habilitadas as empresas CAT Engenharia e Construção Eireli e Vito Mauro Júnior EPP. Toda documentação apresentada está sob análise e em breve a vencedora será divulgada no Diário Oficial do Estado, na Imprensa Oficial e no canal da transparência no site do município.
As obras de acessibilidade abrangem serviços como a instalação de aparelhos sanitários adequados para pessoas com dificuldades motoras e portadoras de deficiência física, além de barras de apoio, corrimãos, rampas de acesso, sinalização compatível, entre outros itens.
Nos últimos três anos foram entregues à população 15 equipamentos de saúde com diversas melhorias, sendo eles a UPA Bom Jesus, as unidades Hípica Jaguari, São Lourenço, Cidade Jardim, Jardim São Miguel, Água Comprida, Pedro Megale, Águas Claras, Arara dos Mori, Mãe dos Homens, CAPS II, Madre Paulina, Henedina Cortez, Academia da Saúde do Parque dos Estados e Base do SAMU na Zona Sul.
Seguem em obras as unidades CDHU, Planejada II, Parque dos Estados II, Santa Luzia, Vila Aparecida, Centro Cirúrgico e Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Centro de Saúde Lavapés, Toró, Centro de Equoterapia, além da construção do Centro de Atenção à Saúde da Mulher e Centro de Atenção à Saúde da Criança.
Todas essas obras nos equipamentos de saúde visam oferecer à população espaços adequados para que todos tenham um atendimento de qualidade, que é um dos objetivos da Administração Municipal.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista