É lei: Autoescolas são obrigadas a treinar com simuladores

simulador_reproducao

Fábrica de Pouso Alegre intensifica produção de simuladores de trânsito

Passa a ser obrigatório o uso de simuladores de direção em todas as autoescolas brasileiras. Isso faz com as indústrias invistam pesado na fabricação dos equipamentos exigidos. Em Pouso Alegre, no Sul de Minas, uma fábrica potencializou a fabricação para atender a crescente demando do mercado, o que vem aumentando, significativamente, a sua lista de espera. O processo de expansão continua a todo vapor e os pedidos não param de chegar.

Um dos modelos chega a custar R$ 38 mil e simula a realidade dento do automóvel e na pista.

O simulador serve como treino para os novatos na direção e tem freios, pedal da embreagem e marcha. Podem ser reproduzidas ainda situações como um congestionamento, trechos íngremes e acidentados.

A resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) diz que são três equipamentos que necessariamente precisam ser utilizados e o uso dos aparelhos deveria ter sido iniciado em junho de 2013; mas foi prorrogado para janeiro deste ano. São necessárias cinco aulas de 30 minutos cada no equipamento. Quem normatiza a obrigatoriedade é o Detran (Departamento de Trânsito). A escola que não apresentar o aparelho não poderá mais funcionar.

Além do aumento na procura, ainda há dificuldade de se encontrar o simulador no mercado. Autoescolas estão tendo dificuldade para adquiri-lo. Vale salientar que a fiscalização já começou em muitas cidades do país.

 

FOTO: Reprodução

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>