A Educação Ambiental é uma novidade da educação tendo como objetivo disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável. Pode ser incluída como uma disciplina.
A perspectiva frente à Educação Ambiental, no Brasil, é mais abrangente e não se limita apenas à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorpora a proposta de construção de sociedades sustentáveis, sendo mais que um segmento da Educação.
A Lei N° 9.795 de 27 de Abril de 1999 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
A educação ambiental tenta despertar em todos à consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. A partir da ação educativa permanente e com a tomada de consciência frente à realidade e relação entre o homem e a natureza, a educação ambiental em sua prática, vincula educando e comunidade através de valores e atitudes promovendo um comportamento transformador superando essa realidade, desenvolvendo nos educandos valores e conceitos com o objetivo de desenvolver habilidades que modifiquem atitudes em relação ao meio.
O processo pelos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade é compreendido como educação ambiental.
Segundo Munhoz (2004), uma das formas de levar educação ambiental à comunidade é pela ação direta do professor na sala de aula e em atividades extracurriculares. Através de atividades como leitura, trabalhos escolares, pesquisas e debates, os alunos poderão entender os problemas que afetam a comunidade onde vivem; instados a refletir e criticar as ações de desrespeito à ecologia, a essa riqueza que é patrimônio do planeta, e, de todos os que nele se encontram. E ainda diz: Os professores são a peça fundamental no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais, pois, buscarão desenvolver em seus alunos hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país.
Ao se falar em qualidade de vida, é preciso estabelecer critérios ambientalmente corretos, ou seja, agir de forma consciente. O lixo que produz metano é um dos grandes problemas ambientais do mundo e a falta de conscientização e de Educação Ambiental do ser humano agrava cada vez mais esse problema. Para entender melhor a questão do lixo é necessário praticar os 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Reduzir o consumo desnecessário. Evitar o desperdício, principalmente de água (recurso natural finito), de comida e de alimentos, tão necessários à sobrevivência.
Reutilizar e reaproveitar tudo que for possível, pois quando se reutiliza ou reaproveita, possibilitasse um novo destino para aquele material, provocando menos impactos ambientais.
Reciclar tudo aquilo que não for possível reutilizar ou reaproveitar. No processo de reciclagem os resíduos podem ser transformados em matéria prima, poupando os recursos naturais, mas de alguma forma provoca impactos ambientais. Os materiais recicláveis são: papel, plástico, vidro, metal, resíduo orgânico (óleo de fritura, restos de comida, folhas, poda de árvores, etc.).
Foto: Reprodução
Por: Patrícia Tampelli
MTB – 16.792/MG