O processo de Gestão Democrática teve início nesta terça-feira (12/11) com a inscrição das chapas concorrentes diretamente na Secretaria Municipal de Educação
Em vista do encerramento dos mandados das atuais equipes gestoras, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove, no próximo dia 21 de novembro, das 8h às 18h, a consulta pública para escolha de novas gestões em todas as unidades. A eleição tem o objetivo de cumprir o Processo de Gestão Democrática previsto pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e definir as administrações para o quadriênio de 2025-2028.
As “chapas” serão compostas pelos professores e orientadores pedagógicos interessados nos cargos de gestor e gestor adjunto de escola. O processo é acompanhado pelas comissões Geral de Acompanhamento (com o objetivo de validar propostas) e Local de Acompanhamento (formada por membros dos conselhos escolares que acompanharão a divulgação e a votação).
Quem pode votar?
Toda a comunidade escolar é convidada a votar nesta eleição, desde servidores da escola até os pais ou responsáveis, e cada pessoa terá direito a um voto. Os responsáveis que desejarem participar deste importante processo democrático devem apresentar um documento de identificação. Vale reforçar que a eleição é majoritária, ou seja, vence a chapa com maior número de votos.
Datas importantes
A Secretaria Municipal de Educação iniciou o processo de inscrição nesta terça-feira (12/11), ocasião em que os educadores concorrentes realizaram, diretamente na sede da pasta, a candidatura de suas chapas. Nos próximos dias 18 e 19, das 18h às 20h, nas 24 unidades, as equipes realizarão a apresentação das propostas de trabalho às comunidades escolares.
Em 21 de novembro ocorrerá a votação e no dia 25 serão divulgadas as chapas escolhidas pelas comunidades. Em 29 de novembro, a SME informará os resultados finais acerca das novas gestões escolares para o quadriênio de 2025-2028. As chapas eleitas ainda serão submetidas ao Poder Executivo, responsável pelas nomeações.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema