Educação especial em Extrema: acolher e conhecer para incluir!

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A Secretaria Municipal de Educação de Extrema, através da Coordenadoria de Educação Especial promoveu ações no dia 02 de Abril para a Conscientização do Autismo no Centro Municipal de Educação Especial e nas unidades escolares do Município.

O Espectro Autista ou Transtornos do Espectro Autista (TEA) engloba alguns diagnósticos que variam conforme a área de menor ou maior prejuízo para o indivíduo: nas áreas da interação social, comunicação e comportamental (comportamentos restritivos, estereotipias e repetitivos).

 

Como suspeitar se um aluno pode estar dentro dessa categoria?

Existem alguns sinais chamados sinais de risco ou alerta para os quais devemos estar atentos no desenvolvimento infantil. São eles:

  • Reduzida manutenção do contato visual;
  • Atraso na aquisição da linguagem;
  • Não responder ao ser chamado pelo nome, parecendo surdo;
  • Risos e movimentos pouco apropriados e repetitivos, constantemente ou quando entusiasmado;
  • Manipulação de dedos ou mãos de forma peculiar;
  • Repetição constante, para si mesmo, de frases e conteúdos que ouvem de diálogos, desenhos animados, filmes, documentários, etc.
  • Produção frequente de vocalizações sem uso funcional;
  • Isolamento social, interagindo menos do que o esperado para crianças da sua idade;
  • Preferência por interações com adultos, conversando por muito tempo sobre tópicos avançados para a sua faixa etária;
  • A intenção comunicativa e a interação ocorrem preferencialmente para suprir as suas necessidades e/ou explanar os tópicos de seu interesse;
  • Manipulação de objetos e brinquedos de maneira não habitual;
  • Presença de respostas anormais a barulhos e tato;
  • Prejuízo da crítica em relação a situações de perigo;
  • Capacidade de imaginação, fantasia e criatividade reduzidas;
  • Interesses específicos muito exagerados, que comprometem as interações sociais com colegas;
  • Rigidez no comportamento e rotinas

Se você tiver algum aluno com alguns desses sinais, é muito importante que o encaminhamento para o setor de psicologia escolar seja feito o mais rápido possível a fim de se estabelecer um diagnóstico confiável e tratamento efetivo para a criança ou adolescente. O diagnóstico formal quase sempre vem após uma série de fracassos escolares, o que, em muitos casos, pode ser evitado com uma intervenção precoce.

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Fonte: ASCOM Prefeitura de Extrema

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