A Secretaria Municipal de Educação de Extrema, através da Coordenadoria de Educação Especial promoveu ações no dia 02 de Abril para a Conscientização do Autismo no Centro Municipal de Educação Especial e nas unidades escolares do Município.
O Espectro Autista ou Transtornos do Espectro Autista (TEA) engloba alguns diagnósticos que variam conforme a área de menor ou maior prejuízo para o indivíduo: nas áreas da interação social, comunicação e comportamental (comportamentos restritivos, estereotipias e repetitivos).
Como suspeitar se um aluno pode estar dentro dessa categoria?
Existem alguns sinais chamados sinais de risco ou alerta para os quais devemos estar atentos no desenvolvimento infantil. São eles:
- Reduzida manutenção do contato visual;
- Atraso na aquisição da linguagem;
- Não responder ao ser chamado pelo nome, parecendo surdo;
- Risos e movimentos pouco apropriados e repetitivos, constantemente ou quando entusiasmado;
- Manipulação de dedos ou mãos de forma peculiar;
- Repetição constante, para si mesmo, de frases e conteúdos que ouvem de diálogos, desenhos animados, filmes, documentários, etc.
- Produção frequente de vocalizações sem uso funcional;
- Isolamento social, interagindo menos do que o esperado para crianças da sua idade;
- Preferência por interações com adultos, conversando por muito tempo sobre tópicos avançados para a sua faixa etária;
- A intenção comunicativa e a interação ocorrem preferencialmente para suprir as suas necessidades e/ou explanar os tópicos de seu interesse;
- Manipulação de objetos e brinquedos de maneira não habitual;
- Presença de respostas anormais a barulhos e tato;
- Prejuízo da crítica em relação a situações de perigo;
- Capacidade de imaginação, fantasia e criatividade reduzidas;
- Interesses específicos muito exagerados, que comprometem as interações sociais com colegas;
- Rigidez no comportamento e rotinas
Se você tiver algum aluno com alguns desses sinais, é muito importante que o encaminhamento para o setor de psicologia escolar seja feito o mais rápido possível a fim de se estabelecer um diagnóstico confiável e tratamento efetivo para a criança ou adolescente. O diagnóstico formal quase sempre vem após uma série de fracassos escolares, o que, em muitos casos, pode ser evitado com uma intervenção precoce.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Extrema