O que é ser eleitor? Cidadão? Representante? Militante?
Os participantes do Parlamento Jovem Minas Gerais escolheram que essa vai ser a tônica dos debates do ano que vem.
Educação política. Esse será o tema da edição 2017 do Parlamento Jovem de Minas, projeto de formação política realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e Câmaras Municipais. A escolha aconteceu na manhã desta quinta-feira (25/8/16), na Escola do Legislativo (ELE), por 110 estudantes do ensino médio que participam do segundo dia de trabalhos da etapa estadual. Com 90 votos, o tema foi priorizado pelos estudantes, que ainda tinham como outras opções a melhoria na saúde pública e a violência contra a mulher.
Palestras – Antes da escolha do tema do PJ de Minas de 2017, consultoras da ALMG fizeram uma breve explanação sobre cada uma das opções. A educação política, o tema vencedor, foi abordada pela servidora Cristiane Marçal dos Santos Martins, que pontuou a ligação existente entre a temática e a cidadania. Ela ainda disse que a educação política na escola passa pelo desafio de vencer o preconceito por medo da doutrinação de ideias.
Além da escolha da temática do PJ de Minas de 2017, na parte da manhã os estudantes receberam orientações sobre a dinâmica da etapa estadual e os desdobramentos das propostas apresentadas por eles, que foram votadas em Plenário na sexta-feira, dia 26 de agosto à tarde. Eles se dividiram em três subgrupos para discutir trânsito e transporte, mobilidade e estrutura e participação e controle social.
Coordenadora prevê novidades para a edição de 2017
A coordenadora estadual do PJ de Minas pela Escola do Legislativo, Fernanda Freitas, projetou novidades para o próximo ano. Segundo ela, a expectativa é de que haja um crescimento do número de municípios participantes e a reorganização dos municípios em polos regionais consolidados.
Fernanda Freitas também destacou a avaliação que os coordenadores e monitores dos estudantes estão fazendo, nesta etapa estadual, de todo o processo do projeto, o que, segundo ela, vai apontar mudanças para 2017.
Segundo ela, essa ideia já está em curso na edição de 2016, mas será estruturada em 2017.
A ELE também sediou oficina de gestão para coordenadores dos estudantes que participam do projeto.
Trabalho de campo – Fernanda avalia que a edição 2016 foi marcada pela maior interação e interlocução, na busca pela sensibilização e maior envolvimento da comunidade.
Sobre o trabalho realizado por cerca de 1.400 estudantes de todo o Estado, ela contou que a temática da mobilidade urbana, à luz do direito à cidade, permitiu que os jovens fossem a campo e analisassem desde questões como calçadas sem manutenção até o processo formativo do cidadão para o respeito à faixa de pedestre.
Com informações: www.almg.gov.br
Em Extrema o Parlamento Jovem aconteceu durante todo o primeiro semestre deste ano com a participação de diversos alunos das escolas: Primeiros Passos, Odete Valadares, Alfredo Olivotti e Bom Pastor.
Nesta Plenária Estadual do Parlamento Jovem a cidade de Extrema foi representada pelas alunas Júllia Bitencourt e Lara Catelli, a Coordenadora Haifa Haick e os monitores Felipe José e Ana Cristina Catelli.