Eleições para o Consepe será na próxima terça-feira

chapa consepe Extrema Segura

Exerça seu papel cidadão, participe!

Um dos principais desafios brasileiros é a segurança pública. As autoridades estão mais atentas aos problemas e elegem o combate à violência como uma das prioridades em seus programas. A segurança pública caminha cada vez mais para a integração e articulação entre as forças diversas presentes no território.

Em Extrema, o Conselho de Segurança Pública de Extrema (CONSEPE) começou a funcionar em setembro de 2014 e vai receber uma nova diretoria no dia 05 de setembro. O CONSEPE tem objetivo de discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança de Extrema, além de desenvolver campanhas educativas e buscar a integração e cooperação entre a comunidade e as autoridades de segurança pública local.

O Consepe é a voz da população na Segurança Pública Municipal e a prefeitura apoia e incentiva o Consepe, assim como mantemos parcerias com as policias Civil e Militar, investimos também no monitoramento da cidade e acreditamos que todos podem ajudar a melhorar a segurança em nossa querida Extrema, disse o vice-prefeito Juliano M. de Toledo.”

“Assim como em outras áreas da Administração, os conselhos têm um papel fundamental representando a voz do cidadão. E o CONSEPE trata de um assunto que atinge a todos, então, é importante que todos se envolvam, comentou o Prefeito João Batista.”

Em entrevista ao Jornal O Registro, José Luiz Borriero, que compõe a Chapa Extrema Segura, falou sobre o Consepe.

De acordo com Borriero, como todo conselho constituído em uma comunidade ele tem o papel de aconselhamento das autoridades constituídas, servindo de elo entre a comunidade, a polícia militar, civil e ministério público, fazendo com que as demandas, que por ventura não estejam sendo percebidas por estas autoridades, cheguem até elas.

A importância do Consepe para Extrema é que o Conselho pretende envolver a comunidade em diversos assuntos referentes a segurança pública, fazendo com que as pessoas se conscientizem que também fazem parte da segurança no município. Por exemplo, somos responsáveis por nossas casas, pela casa do vizinho, numa eventual viagem. Todos devemos fazer o papel de vigilância, se algo não estiver de acordo e procurar os órgãos competentes.

A entidade quer ter um papel de conscientização das pessoas sobre segurança pública, informar o que as pessoas podem fazer para ajudar a combater o crime, com denúncias, informar algo de errado na comunidade, usando os canais de denúncias, como: disque denúncia ou 190, nunca tomar para si a tarefa de resolver problemas de segurança pública, pois isso é de responsabilidade das autoridades competentes do município. Enquanto Conselho e comunidade devemos auxiliar as autoridades para Extrema continuar sendo segura.

Para participar das eleições do Consepe é necessário que o eleitor esteja inscrito. Durante o mês de agosto foi publicado um edital de convocação para as eleições, para novos associados e pessoas com interesse em montar uma chapa ou compor uma chapa com a diretoria atual. As inscrições para a chapa já estão encerradas, porém para aqueles que querem votar podem se inscrever através do link na página do faceboock: Conselho Municipal de Segurança Pública de Extrema.

Confira a composição da Chapa “Extrema Segura”: Presidente – José Luiz Borriero; Vice – Victor Estanislau Médici; Secretário – Marcos Furlaneto; Segundo Secretário – Amarildo de Oliveira Borges; Tesoureiro – Ademir Vital; Segundo Tesoureiro – Antônio Carlos Severine; Conselho Fiscal – Irineu Teixeira, João Godoy e Josmar Vieira.

O Conselho Municipal de Segurança também possui o Conselho Consultivo formado por membros das autoridades constituídas do município, sendo formado por membros do Ministério Público, do juizado, da Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura e Câmara Municipal.

Segundo Borriero, a atual diretoria do Consepe teve o papel de trazer de volta o conselho, a sua existência, desenvolvendo assim algumas atividades, como: reuniões nas associações de bairro, com autoridades entre outras e serviu como intermediário para repassar recursos, que vieram da Justiça, para órgãos da segurança pública. Em muitos processos existem pagamentos como: fianças, multas, custas, etc e este dinheiro, pode ser destinado a alguma finalidade, mas o repasse não pode ser feito diretamente, por questões legais e o Consepe atuou como intermediário destes recursos. Um exemplo foi o repasse para o sistema prisional de Extrema, que recebeu os valores para fazer algumas reformas na penitenciária local.

Para a nova diretoria a intenção é capilarizar mais a atuação em diversos níveis e chegar mais próximo da população e incentivar as pessoas a colaborar com as autoridades e mostrar o caminho para fazê-lo.

Com apenas uma chapa registrada, a “Extrema Segura” não haverá eleição por cédula, mas será uma votação por aclamação. No dia 5 de setembro, às 19 horas no Cine Teatro acontece a prestação de contas da atual diretoria e a eleição da próxima. Também haverá uma palestra dedicada ao tema: Segurança e Sociedade.

cine

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam