Na região, iniciativa beneficiou cadastrados no programa Tarifa Social de Energia Elétrica em Bragança Paulista, Vargem, Camanducaia e Munhoz
Com a ação itinerante da unidade móvel do projeto Nossa Energia, em 2024 a Energisa Sul-Sudeste realizou a troca de 6,7 mil lâmpadas de famílias de baixa renda em 16 cidades de sua área de atuação. Nas regiões de Bragança Paulista e sul de Minas Gerais, entre os municípios que receberam as ações de janeiro a abril deste ano estão Bragança Paulista, Vargem, Camanducaia e Munhoz.
De acordo com a analista de Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste, Ana Letícia de Cezar Peres, o objetivo da ação itinerante é se aproximar da comunidade e estimular o uso racional da energia elétrica, promovendo orientações úteis e dando a oportunidade a famílias de baixa renda de obter um produto mais eficiente e que favorece a economia da energia.
“O Projeto Nossa Energia integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além da troca de lâmpadas, promove ações educativas nas escolas, experimentos em equipamentos científicos e tecnológicos, orientações sobre consumo consciente, tarifa social e segurança no uso da energia elétrica. O fato de a nossa unidade móvel ir até as cidades, tem facilitado esse contato e interação com as comunidades”, garante Ana Letícia.
Em cada ação as famílias entregam suas lâmpadas incandescentes e fluorescentes usadas para descarte correto, e recebem até seis lâmpadas de tecnologia LED. As novas lâmpadas proporcionam uma economia de até 80% em relação às fluorescentes, duram até 25 vezes mais que as incandescentes e três vezes mais que as fluorescentes. Além disso, não emitem radiação ultravioleta ou poluentes ao meio ambiente, não causam cansaço visual e podem ser recicladas.
Pelo cronograma da Energisa, o objetivo é trocar cerca de 30 mil lâmpadas até o final do ano, contemplando famílias de outras localidades atendidas pela Energisa Sul-Sudeste no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR).
Fonte: Coordenação de Comunicação e Marketing Energisa