Envelhecimento e qualidade de vida – este é o tema do Parlamento Jovem deste ano. Para eleger as propostas que podem se tornar leis, na quinta-feira, 31, os jovens de Pouso Alegre participaram da Plenária Municipal. Nessa etapa, foram eleitas as propostas que vão representar Pouso Alegre na etapa regional do Parlamento Jovem. O tema é divido em três subtemas. Os jovens apresentam a proposta, argumentam sua fundamentação e depois votam se aquela proposta deve ou não ser levada adiante. De cada subtema foi retirada uma proposta.
A Plenária Municipal reuniu 50 jovens estudantes. Na próxima fase agora é a etapa regional que vai acontecer no dia 4 de setembro. Depois, em outubro, as propostas serão levadas para Belo Horizonte, quando serão discutidas na Assembleia Legislativa junto com os deputados estaduais.
Nesta etapa, foram apresentadas oito propostas e priorizadas três, sendo uma para cada subtema discutido: “Direito ao Envelhecimento com Qualidade de Vida”, “Promoção da Convivência Intergeracional” e “Protagonismo Social e Político dos Idosos”. As propostas aprovadas foram: criação de Centros de Convivência dos Idosos; criação do programa Idoso Mais Digital; e construção de condomínios exclusivos para idosos.
Para a Ana Clara Cândido, é fundamental ter políticas públicas que ofereçam mais saúde aos idosos. “Nós queremos que os idosos não sejam apenas curados, mas sim cuidados. E a proposta apresenta uma melhora na saúde dos idosos, pois trabalha com o estímulo à geriatria nas universidades de medicina do Estado, onde os alunos prestarão atendimentos e acompanhamento ao idoso.”
Fábio Wendel Silva avaliou positivamente a Plenária e a votação das propostas. “A plenária Municipal ocorreu de maneira tranquila, os vereadores mirins e jovens concordaram com as nossas propostas, o que mostra que trabalhamos bem na sua elaboração. A proposta aprovada do “Idoso Mais Digital” vai propiciar a inclusão digital para os idosos, possibilitando mais informações, adequação com as novas tecnologias e até mesmo ampliar sua rede de contatos”.
Segundo a estudante Maria Gabriela Duarte é fundamental ter espaços construídos especialmente para idosos. “A importância de aprovar a proposta ‘Condomínio da Terceira Idade’ apresenta a possibilidade de Minas Gerais ter um condomínio público para atender os idosos, lhes oferecendo moradia e um espaço de lazer, esporte, entretenimento e uma unidade de saúde exclusiva.”
A Coordenação dos trabalhos foi realizada pela assistente Escola do Legislativo, Mônica Fonseca, com a ajuda dos membros da Câmara Universitária e Monitores do PJ. A Plenária foi prestigiada pela presidente da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Dulcinéia Costa, a diretora, Madu Macedo, e a coordenadora do Parlamento Jovem Regional, Tatiana Rezende.
Fonte: ASCOM Câmara Municipal de Pouso Alegre