Em meio à crise hídrica causada pela estiagem em todo o Brasil e o iminente risco de racionamento de água e de energia elétrica, a cidade de Toledo, região Sul de Minas Gerais, registra um fato curioso. Quatro fontes d’água, sendo que uma das fontes é de água potável e todas localizadas no Parque de Eventos Municipal.
Sustentabilidade – em uma das fontes já foi já foi realizado um Laudo Analítico para atestar a potabilidade da água, onde o principal objetivo era identificar a aprovação para o consumo. “Uma fonte potável do líquido com tamanho vazamento natural, de mais ou menos 2” (duas polegadas). “Em época de escassez, isso aí é ouro”, disse o prefeito Vicente P.S. Neto.
A Mina d’água do Lago, como chamam os moradores, é protagonista de várias histórias. A água já corre e pode, sim, ser aproveitada. “A Prefeitura de Toledo vem lançando mão de projetos mais sustentáveis para aumentar a oferta desse bem. Apesar da grande quantidade de água que a mina oferece, o recurso dela também é finito – ou seja, se mal explorada, também pode acabar, por isso vamos cuidar dela como se fosse ouro mesmo”, destacou o prefeito.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Toledo