Além de promover qualificação aos participantes, o evento oportunizou o networking entre empreendedores do setor agropecuário
Recentemente, a EMATER, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promoveu um dia de capacitação para 15 produtores rurais atuantes em Extrema. Realizado em São Gonçalo do Sapucaí/MG, o Circuito Frutifica Minas deu aos participantes a oportunidade de aprender e discutir sobre os desafios da produção e de conhecer um case de sucesso no setor.
No período da manhã, o evento contou com a realização das palestras “Potencialidades e desafios para o desenvolvimento da floricultura” e “Potencialidades e desafios da Olivicultura em Minas Gerais”. Já o período da tarde foi marcado por uma visita técnica em uma propriedade de lavoura de Uva Niágara Rosada de Mesa.
Na primeira estação, os produtores aprenderam sobre nutrição das videiras e manejo de pragas e doenças e, em seguida, partiram para o parreiral, a fim de acompanharem na prática toda a teoria apresentada em palestra. O case de sucesso (um negócio real com rendimento positivo que, por meio de suas vivências, pode inspirar outros produtores do mesmo ramo) trouxe a perspectiva do potencial de uma cooperativa, trazendo valiosos insights e oportunidades de negócio.
A visita realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), em parceria com a Prefeitura de Extrema, teve o objetivo de promover qualificação a esta “indústria a céu aberto”, que é o setor agropecuário. Desse modo, Extrema busca levar aos produtores rurais o mesmo nível de capacitação oferecido à Indústria, fomentando a economia local e valorizando os pequenos empreendedores.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema