Cerca de 2.000 músicas foram inscritas para o 47º Festival Nacional da Canção trazendo uma verdadeira mistura de ritmos e sotaques. Além dos músicos de 24 estados brasileiros que enviaram canções para a competição, a surpresa dessa edição do evento foi uma música de autoria de uma portuguesa. Sandra Fidelga é nascida em Lisboa e mora no Brasil desde 2014. A música se chama Presença e a artista vai se apresentar na etapa de São Lourenço onde acontece a abertura do Festival nos dias 28 e 29 de julho, em frente ao Parque das Águas. Ao todo serão apresentadas 20 músicas. O encontro da música lusitana com o festival mais brasileiro do país está sendo aguardado com muita ansiedade pela musicista: “O Fenac é uma grande oportunidade para divulgar músicos, interpretes, e compositores. Conhecer pessoas criativas e dinâmicas que procuram o reconhecimento e oportunidades de carreira artística. Por essa razão resolvi participar” comenta a artista.
Um júri especializado irá escolher 4 canções que vão para as semifinais em Boa Esperança e cada uma delas, vai garantir no mínimo R$ 2.500,00.
A próxima cidade a receber o Fenac será Extrema (4 e 5/8), em seguida São Thomé das Letras (11 e 12/8), Coqueiral (25 e 26/8) e Guapé (1 e 2/9). A grande final acontecerá no berço do festival, Boa Esperança, nos dias 7,8 e 9 de setembro. Ao todo, o 47° Fenac vai distribuir R$200 mil em prêmios e o cobiçado troféu Lamartine Babo.
Cultura na rua
Durante todos os dias do evento ocorrerão nas ruas e praças das seis cidades sedes o 8º Festival Nacional da Cultura.
O público vai acompanhar grandes espetáculos de música clássica, instrumental, teatro, dança e artes circenses. O evento encanta por ser uma opção cultural diferenciada, raramente oferecida para a população desses municípios.
Fonte: Ascom – Festival Nacional da Canção – FENAC