A Energisa esclarece que o desligamento acidental do fornecimento de energia elétrica que ocorreu no sábado, 09 de maio, das 15h às 15h50, deve-se ao rompimento de um dos cabos da rede de distribuição localizada na saída da Subestação Bragança ll. Por motivos ainda desconhecidos um dos cabos rompeu e se enrolou nos outros cabos da rede.
O acidente atingiu 1.800 consumidores localizados na região da Variante do Guaripocaba até o bairro rural Agudo, em Bragança Paulista. Para restabelecer o fornecimento de energia num prazo menor e realizar a manutenção corretiva no local, foi necessário algumas manobras de cargas entre a SE Bragança ll e a Subestação São Francisco.
As manobras (pique de energia de aproximadamente 3 minutos) foram sentidas por consumidores de outros bairros da cidade.
A Energisa lamenta os transtornos causados por este acidente e ressalta seu compromisso em buscar melhorias no atendimento.
Interrupção causada por um balão que enroscou na Linha de Transmissão
Já no início da noite do domingo, 10 de maio, às 18h34, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão (LT) Mogi Mirim/Bragança Paulista de propriedade da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – CTEEP, supridora da Energisa Bragantina, devido a queda de um balão sobre a linha.
Esta LT é responsável por abastecer a Subestação Santa Terezinha que alimenta também outras subestações da Energisa Bragantina. A interrupção acidental do fornecimento de energia elétrica atingiu parte de Bragança Paulista e a cidade de Extrema, sul de Minas Gerais, área de concessão da Energisa Bragantina.
O restabelecimento da energia aconteceu às 19h49, tempo necessário para que a distribuidora realizasse manobras de transferência de cargas (circuito 1 para circuito 2) visando normalizar o atendimento aos clientes atingidos.
Ás 4h da manhã desta segunda-feira, 11 de maio, a distribuidora realizou um ‘pique’ de energia de aproximadamente três minutos para retornar com a carga de energia do circuito 1 para o circuito 2.
A Energisa solicita a compreensão de seus clientes, lembrando que se trata de uma ocorrência fora de seu sistema.
Fonte: ASCOM Energisa