Energisa identificou 425 mil kWh de energia furtados na região de Bragança e sul de Minas

Com mais de R$ 360 mil de prejuízo, desvios colocam em risco a segurança da comunidade e oneram o bolso dos que pagam a conta em dia

Com o apoio de um sistema de inteligência que monitora o consumo de energia de 870 mil clientes em 82 cidades e equipes em campo realizando inspeções periódicas em situações suspeitas, a Energisa Sul-Sudeste recuperou, durante o ano de 2024, 425 mil kWh de energia nas regiões de Bragança Paulista e sul de Minas Gerais.

Essa energia foi desviada irregularmente por meio de ligações clandestinas e adulteração em medidores, onerando diretamente o bolso de todos os clientes que pagam a conta em dia.

“Os furtos e fraudes de energia impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, uma vez que os custos de energia decorrentes desses furtos são rateados entre todos”, explica Renan Felix Fernandes Souza, coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia.

Por esse motivo, nos 15 municípios atendidos nessas regiões, a Energisa tem equipes especializadas que mantêm uma rotina de monitoramento e inspeções técnicas, a fim de verificar quaisquer irregularidades no consumo de energia, seja em imóveis residenciais, comerciais, industriais, em áreas urbanas e rurais.

De janeiro ao início de setembro de 2024, a concessionária realizou 2.683 inspeções, que confirmaram 184 irregularidades e 425.008 kWh desviados, o que seria suficiente para abastecer cerca de 2,2 mil clientes durante um mês inteiro. As irregularidades geraram um prejuízo de R$ 361.256,38.

“Quem furta energia está lesando os demais clientes e ainda colocando em risco a própria vida e dos vizinhos. Somente as equipes da Energisa têm autorização legal, instruções técnicas e de segurança para fazer serviços e quaisquer intervenções na rede elétrica. Ou seja, adulterar o medidor ou fazer ligações diretas na rede é um crime e uma prática de alto risco à vida”, enfatiza Renan.

Por isso, se você presenciar alguma prática de uso clandestino de energia, não compactue: denuncie. A Energisa recebe as denúncias de forma anônima pelos seus canais de atendimento: www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou fale gratuitamente pelo telefone 0800 70 10 326.

Fonte: Assessoria de Comunicação Energisa

Man, an electrical technician working in a switchboard with fuses.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>