Energisa se prepara para o período de chuvas com manutenções preventivas

Em benefício dos clientes, empresa destina recursos com objetivo de dar mais robustez ao sistema elétrico durante a temporada de chuvas

Com a chegada da primavera e a expectativa do fim da estiagem, há uma preocupação com o início da temporada de chuvas e temporais. Por conta disso, em 2024, a Energisa Sul-Sudeste investiu em ações e manutenções preventivas na região de Bragança Paulista e Sul de Minas, com o intuito de preparar a rede de maneira antecipada e evitar que os vendavais tragam impactos ao fornecimento da energia elétrica.

Nos dias de temporais, grande parte dos desligamentos de energia registrados estão correlacionados a árvores na rede elétrica. Por esse motivo, além dos investimentos, manutenções preventivas e melhorias, a Energisa inclui um cronograma de poda das espécies que oferecem risco ao fornecimento de energia.

Como parte dessa atuação preventiva, nos primeiros sete meses deste ano, foram executadas quase 50 mil podas só nos municípios da área de concessão da Energisa na região de Bragança Paulista e sul de Minas. Apesar da responsabilidade das podas de árvores, por lei, ser das prefeituras nos espaços públicos e dos donos de imóveis ou condomínios, quando as árvores estão em áreas privadas, a Energisa faz a desobstrução da rede de forma emergencial nos locais em que os galhos representam um risco à segurança das pessoas e da rede elétrica.

Equipes em campo

Para dar conta de toda essa demanda emergencial, a empresa estruturou uma área específica para a gestão de podas que, com aporte tecnológico e monitoramento inteligente das espécies, diariamente coloca nas ruas, inclusive aos finais de semana, profissionais qualificados e caminhões equipados com cesto aéreo e trituradores de galhos, para realizarem a desobstrução.

A intenção é justamente livrar a fiação e evitar que cabos de energia sejam rompidos e danificados por galhos ou até árvores inteiras que, com a força do vento, podem ser lançadas sobre a rede elétrica, causando prejuízos aos clientes.

Parte desse cronograma é cumprida pelas equipes de linha viva, que trabalham com a rede energizada e garantem a eficiência dos serviços sem que o cliente sofra com a interrupção no fornecimento da energia.

Além de antecipar estrategicamente os procedimentos operacionais, as medidas preventivas da Energisa incluem treinamento de equipes, investimento em tecnologias, automação da rede e equipamentos inteligentes que permitem realizar manobras à distância para recompor o sistema elétrico durante as ocorrências de chuvas.

A população deve também ficar atenta a cuidados importantes: em caso de tempestades, retire todos os aparelhos eletrônicos das tomadas e evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras. Se estiver na rua, procure um lugar seguro e não se aproxime de cabos partidos.

Manutenção área rural Manutenções2

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>