Energisa utiliza o caminhão Nossa Energia para realizar ações em Extrema

energisa-movel

Os clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) moradores de Extrema estão convidados a participar do Projeto Nossa Energia, que chega a cidade primeira semana do mês de maio em parceria com a Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria de Assistência Social. A unidade móvel da Energisa estará de 4 e 5 de maio, das 9h às 16h, no Parque Municipal de Eventos, na Avenida Delegado Waldemar Gomes Pinto, Sem número.

O projeto tem como objetivo disseminar o uso racional e seguro de energia elétrica, utilizando como suporte um veículo totalmente equipado e adaptado para atividades de Eficiência Energética: o caminhão Nossa Energia. A unidade móvel também pode se transformar em palco para apresentações ou em laboratório completo, com diversas atividades e experiências sobre consumo consciente de energia.

Como funciona o projeto:

O Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa, que segue as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Durante as visitas aos municípios da área de abrangência da Energisa, as atividades são divididas em etapas, como:

Troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes e de geladeiras: os clientes da Energisa que são inscritos na tarifa social de energia elétrica e ainda bolsa família, bolsa escola, e aposentadoria por invalidez, poderão se inscrever para a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de led, e ainda, concorrer à troca de geladeiras usadas por geladeiras novas e econômicas com o selo A de economia Procel.

Para participar da troca de lâmpadas e concorrer à geladeira, é preciso estar com o cadastro em dia na Tarifa Social e fazer a inscrição no local. Para a validação do cadastro e inscrição no local, é necessário seguir os seguintes pré-requisitos:

– Estar em dia com a conta de energia (levar última conta paga);

– Apresentar RG, CPF e cartão de benefício social do Governo Federal;

– Ter sua conta de luz cadastrada na Tarifa Social de Baixa Renda;

– Levar lâmpadas incandescentes e fluorescentes até o Caminhão da Energisa.

Ações educativas com as escolas: no caminhão são realizadas palestras educativas e interativas para estudantes com vídeos, debates e apresentação de estudos com experimentos científicos. O foco é trabalhar a conscientização sobre o uso correto, racional e seguro da energia.

Evento para o público: no último dia de atividades, no município visitado, a Energisa realiza um evento para o público, levando informações à população. As atividades educativas são realizadas no caminhão Nossa Energia que se transforma em um palco interativo. Além disso, os participantes concorrem refrigeradores com Selo Procel de Economia de Energia.

Quem pode se cadastrar na Tarifa Social

Pela Tarifa Social de Energia Elétrica clientes residenciais recebem desconto na conta de luz para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente. O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família. O programa beneficia famílias que possuem o Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal atualizado.

São também critérios para o cadastro na Tarifa Social: – ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou, em caso de renda mensal de até três salários mínimos; – ter membro da família portador de doença cujo tratamento ou procedimento médico requeira uso continuado de aparelhos; – possuir equipamentos ou instrumentos que dependam da energia elétrica cadastrado no Benefício da Prestação Continuada (BPC).

Para quem ainda não é cadastrado no CadÚnico, a inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município e, assim que o número for informado, o consumidor deve se dirigir até agência de atendimento para realizar o cadastro. Os moradores que já são cadastrados e estão com informações atualizadas precisam apenas se dirigir a Agência de Atendimento da distribuidora.

O desconto na conta de luz para os clientes que atendem os requisitos para adesão ao Programa Tarifa social varia de acordo com o consumo da família. Até 30 kWh/mês, o desconto é de 65%, uma família que consume de 31 a 100 kWh/mês recebe desconto de 40%; já se usarem de 101 a 220 kWh/mês, o benefício cai para 10%. E quem consome acima de 220 kWh/mês, não tem desconto.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Extrema

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam