No último sábado, dia 28, os atletas do time de Pirituba Rugby, de São Paulo, estiveram presentes no Ginásio Poliesportivo “Professor Luiz Furquim Lambert”, a convite da Prefeitura de Cambuí, para a primeira “Clínica de Rugby” realizada na cidade, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e do Departamento de Esportes.
A Clínica contou com a presença de jovens e adultos que foram apresentados ao esporte, conheceram seus princípios básicos, suas regras, assim como sua história e curiosidades. Após esta parte teórica os participantes foram ao “Campo do Asilo” para a parte prática, onde as regras do rugby, assim como suas principais jogadas e exercícios foram colocados em campo.
As atividades duraram todo o dia, em um bom entrosamento entre os atletas paulistanos com os jovens de Cambuí, que se interessaram pela atividade e passaram o sábado conhecendo um novo esporte.
Para Felipe Ramos, atleta da equipe do Pirituba, o rugby pode parecer um esporte violento, por ser um esporte com bastante contato físico, mas nele são trabalhados valores como a disciplina, a integridade e o companheirismo. O atleta se mostrou bastante entusiasmado com a ideia de se trazer a prática do esporte para Cambuí.
O intuito é criar um grupo de pessoas interessadas no esporte e desenvolver um pólo de rugby na região, criando um time em Cambuí para a divulgação e prática do esporte.
O Esporte
O Rugby é um Esporte de origem inglesa, e apesar de ser confundido com o “Futebol Americano” possui regras e origem bastates distintas.
O esporte é bastante popular nos países europeus, Estado Unido e Oceania. Fora dos Jogos Olímpicos desde 1928, o esporte foi confirmado nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
As equipes nacionais de maior destaque são as femininas, tanto a de rugby XV, quanto a de sevens e de praia, que conquistam virtualmente todos os títulos na América do Sul e têm obtido resultados satisfatórios no cenário internacional. Entretanto, as seleções masculinas vêm obtendo resultados cada vez mais expressivos e buscam se tornar cada vez mais competitivos em relação às principais potências do continente.
No Brasil o rugby é disputado apenas de forma amadora. Na última década tem havido grande crescimento de clubes baseados em cidades de médio e grande porte. Atualmente são disputadas várias competições nas categorias masculina e feminina adulta, juvenis e universitárias no país.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Cambuí