Mais um passo no sonho de levar para crianças e adolescentes o conteúdo da Constituição Federal, de uma maneira mais fácil e acessível, será dado nesta quinta-feira, 27. O livro “Constituição em Miúdos”, que deverá ser distribuído por todo o Brasil, terá o lançamento em Pouso Alegre, em uma Sessão Especial, a partir das 19h30, no plenário da Câmara Municipal.
“Constituição em Miúdos” é um marco para a educação cidadã dos jovens, devido a sua importância para a conscientização dos direitos constitucionais e principalmente pela sua forma de despertar nos estudantes a vontade de participar da política do país. O livro teve seu lançamento nacional em Vitória, no dia 10 de junho, com o apoio do Senado Federal, por meio do presidente da ABEL, Florian Madruga, que estará presente no lançamento em Pouso Alegre.
O livro Constituição em Miúdos, uma releitura da Constituição Federal, foi iniciado no segundo semestre de 2014. A ideia inicial de produção do material surgiu de uma conversa informal entre a diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, e o presidente da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), Florian Madruga. O objetivo era elaborar um livro para que os jovens compreendessem com mais facilidade a Constituição, uma vez que o texto original é considerado denso para a faixa etária do Ensino Fundamental.
O livro foi escrito por Madu Macedo, com coautoria das servidoras Mônica Fonseca e Tatiana Rezende, e também com a colaboração de Lívia Macedo, Geovan Ferraz, Mateus Hope, Nilson da Silva Rebello e Gislaine Buosi.
A diagramação foi feita pela assessora do Museu Histórico da Câmara Municipal “Tuany Toledo”, Cristiane Reis, e a revisão gramatical pelo agente cultural Mayke Riceli. Ilustração de Luís Fernando Costa, e orientação jurídica foi uma colaboração do advogado Geraldo Cunha Neto.