Escola do Legislativo de Pouso Alegre participa do curso de formação do PJ Minas 2016

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A Escola do Legislativo de Pouso Alegre participou, na última semana, do Curso de Formação de Coordenadores do Parlamento Jovem de Minas, promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sobre o tema Mobilidade Urbana. O objetivo do encontro é capacitar os coordenadores que atuarão nas 49 câmaras municipais parceiras do projeto, além de propiciar reflexões que facilitem a gestão do projeto nos municípios polos.

A Escola do Legislativo de Pouso Alegre estava representada pela Diretora, Madu Macedo, e pela Assessora, Tatiana Rezende. O Sul de Minas está representado por 19 cidades no PJ Minas 2016, que foram divididas em quatro Polos, distribuídos da seguinte maneira: Polo São Lourenço composto pelas cidades de Carvalhópolis, Itajubá, Machado e Pouso Alegre; Polo Ouro Fino as cidades de Cambuí, Extrema, Monte Sião e Santa Rita de Caldas; Polo de Três Pontas as cidades de Varginha, Três Corações e Santana da Vargem; Polo São Sebastião do Paraíso as cidades de Poços de Caldas e Guaxupé.

As atividades desses três dias foram conduzidas por servidores da ALMG e professores da PUC Minas, que são parceiros no projeto. No encontro foram ressaltados o fortalecimento da parceria entre as três instâncias de atuação, a pactuação dos documentos que são diretrizes para 2016 (calendário, regulamento e organização de polos) e os subsídios para realização do processo formativo do Parlamento Jovem de Minas 2016.

Durante o curso, os coordenadores também participaram de oficinas voltadas para as formações política, temática e de diagnóstico, além de conheceram os métodos e técnicas para realização de oficinas de trabalho. Os coordenadores também tiveram palestra sobre o uso das mídias digitas no projeto e a dinâmica dos trabalhos da plenária estadual, que é realizada no Plenário da ALMG.

Tema de 2016 – O tema Mobilidade Urbana foi escolhido pelos alunos do ensino médio representantes de cada município na etapa estadual, realizada em outubro. Os estudantes optaram por um entre três temas sugeridos pela Coordenação Estadual e pela Área de Consultoria da ALMG (Governança Democrática, Inclusão Social das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Urbana). O grupo levou em conta critérios como viabilidade, originalidade e relevância. E os assuntos foram selecionados a partir de propostas feitas pelos municípios.

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