Formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e com discernimento para fazer as melhores escolhas para seu futuro. Com este intuito, a Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho vem trabalhando diversos projetos com crianças e jovens. Na tarde da quinta-feira, 20, a Escola do Legislativo sediou a Plenária Regional do Parlamento Jovem de Minas. Pouso Alegre é pela segunda vez responsável pela coordenação regional do Polo Sul de Minas I – composto pelos municípios de: Carvalhópolis, Extrema, Itajubá, Machado, Monte Sião, Ouro Fino, Santa Rita de Caldas, São Lourenço e Três Pontas.
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros. É uma oportunidade para o jovem conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a PUC Minas.
A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação.
Em 2010, a iniciativa foi estadualizada e ganhou a parceria de outras câmaras municipais mineiras; participaram 12 municípios.
Os temas já trabalhados pelo Parlamento Jovem foram: Resíduos Sólidos e Meio Ambiente; Drogas: como prevenir ?; Educação Cidadã; Cidades Sustentáveis: desafios para as novas gerações; e Envelhecimento e qualidade de vida.
Em 2014 o PJ foi regionalizado, possibilitando a participação de mais câmaras no projeto. E este ano o tema é Segurança Pública e Direitos Humanos. Participaram desta edição 40 Câmaras municipais, divididas em oito Polos regionais.
As propostas eleitas na reunião de ontem, serão debatidas na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte e podem até se tornar leis estaduais. O próximo encontro dos municípios do Polo Sul de Minas I será no dia 24 de setembro na Câmara Municipal de Pouso Alegre.
Fonte: ASCOM Câmara Municipal de Pouso Alegre