Escolas do SENAI abrem as portas com palestras e oficinas gratuitas

Interessados em conhecer as profissões da indústria e cursos de educação profissional terão a oportunidade de visitar as unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial nos dias 28 e 29 de setembro

Interessados em conhecer mais sobre as profissões da indústria e os cursos de educação profissional terão a oportunidade de visitar 276 unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em 20 estados, que estarão de portas abertas nos dias 28 e 29 de setembro. O projeto Mundo SENAI, na sua 8ª edição, oferece palestras, oficinas, minicursos, visitas guiadas, entre outras iniciativas, para apresentar aos futuros profissionais caminhos que poderão levá-los a uma carreira de sucesso. A participação é gratuita.

Entre as atividades oferecidas estão, por exemplo, aulas práticas e demonstrativas de eletrotécnica, na unidade de Francisco Beltrão (PR); minicurso sobre tecnologias em energia eólica, em Parnamirim (RN); oficina de prototipagem, em Blumenau (SC), e café com empresários em Feira de Santana (BA). Os visitantes terão acesso ainda a palestras, como a de planejamento financeiro na unidade de Pedro Leopoldo (MG).

Será possível também conhecer a infraestrutura das escolas do SENAI para oferta de cursos técnicos e prestação de serviços tecnológicos às empresas, e os projetos desenvolvidos pela instituição, como o Inova SENAI, que seleciona ideias inovadoras em gestão e tecnologia feitas por alunos, docentes, técnicos e consultores.

“O Mundo SENAI tem um papel extremamente importante que é um diálogo que o SENAI faz com a família e com os jovens do Brasil sobre a importância das oportunidades que a educação profissional tem para a juventude”, explica o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. “Certamente a educação profissional é o caminho mais rápido para o jovem ter uma profissão e, com isso se inserir no mercado de trabalho, realizar os seus sonhos e concretizar o projeto de vida.”

Lucchesi destaca ainda os benefícios aos empresários, que podem aproveitar o evento Mundo SENAI para conhecer mais os serviços oferecidos pela instituição. “Para as empresas, a agenda neste momento é de ganho de produtividade. O SENAI tem um amplo portfólio relacionado a treinamento, capacitação e recapacitação de profissionais. É uma oportunidade adicional para o empresariado ampliar esse relacionamento”, explica.


VISITAÇÃO - 
Desde 2009, cerca de 2 milhões de pessoas visitaram mais de 400 unidades do SENAI em todo o país para conhecer o universo da educação profissional e da indústria da cada região.

O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 68 milhões de trabalhadores. Com 518 unidades fixas e 504 móveis, a instituição está presente em 2,7 mil municípios brasileiros e em nove escolas de formação no exterior.

No ano passado, alunos do SENAI ficaram em primeiro lugar na olimpíada mundial de ocupações técnicas, a WorldSkills 2015, o que comprova o nível de excelência de seus cursos. Além de aprenderem a executar, na prática, as atividades da profissão escolhida, os alunos do SENAI têm acesso a modernas tecnologias, são treinados para buscar soluções e a inovar no dia a dia do trabalho nas empresas.

Durante os dois dias do Mundo SENAI, os visitantes também poderão conhecer as ações do Serviço Social da Indústria (SESI) para elevar a escolaridade e promover a qualidade de vida do trabalhador, criando ambientes saudáveis e seguros, e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)para aperfeiçoamento da gestão, capacitação empresarial e desenvolvimento de carreira.

Por Helayne Boaventura

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>