A programação encerrou em 28/02 e contou com apoio de nutricionistas e educadores físicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
O mês de fevereiro marcou a realização de uma série de ações da Secretaria Municipal de Saúde em prol da qualidade de vida da população extremense. Desde o dia 07/02, as unidades de saúde e as escolas prioritárias receberam palestras e atividades da campanha “Práticas Saudáveis de Vida”, de conscientização sobre a importância de cultivar hábitos saudáveis no dia a dia.
As ações nas UBSs da cidade se concentraram na promoção de ações educativas e divulgação dos benefícios dos hábitos saudáveis, bem como das atividades físicas ofertadas nas unidades de saúde.
Por meio do Programa Saúde nas Escolas (PSE), a secretaria avaliou o estado nutricional das crianças menores de 10 anos e trabalhou as temáticas da alimentação saudável, práticas corporais e atividades físicas a fim de prevenir a obesidade infantil. Nos CEIMs, também foi feito o monitoramento do uso de suplementação de ferro em crianças de seis meses a um ano de idade.
Entre as dicas para a melhoria na qualidade de vida e manutenção da saúde, estão a alimentação saudável, (preferência por alimentos frescos, redução do consumo de processados, sal, açúcar, óleos e manteigas, entre outros); a prática de atividades físicas (proporcionam a sensação de bem-estar, melhoria da força muscular, do sono, disposição etc.); hábitos de higiene, assim como abandono de vícios, tais quais cigarro e álcool, entre outros.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema