Na tarde desta terça-feira, dia 18/03, o prefeito de Bragança Paulista/SP, Fernão Dias, se reuniu com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Leme, e com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para assinar a contratação de novos cursos, que serão oferecidos de forma gratuita à população. São eles Cuidador Infantil, Cuidador de Idosos, Cabeleireiro – técnicas de trabalho, Vitrinismo básico para varejo, Atendimento ao Cliente, Coloração e Descoloração Parcial, Programa de Educação para o Trabalho – Novas Conexões e Manicure.
O curso de Cuidador Infantil capacita os alunos para trabalhar com crianças de 0 a 6 anos, para que estejam atentos ao seu desenvolvimento e necessidades. É necessário ter, no mínimo, 17 anos e Ensino Fundamental completo. A carga horária é de 160 horas.
Para os cuidadores de idosos, os profissionais estarão aptos a cuidar de idosos com ou sem limitações para atividades da vida diária, além de identificar suas necessidades e expectativas. A carga horária é de 160 horas. Cada turma terá no máximo 25 alunos e é preciso ter Ensino Fundamental completo e, no mínimo, 17 anos.
Os futuros cabeleireiros aprenderão várias técnicas e últimas tendências sobre cabelos. O curso tem 260 horas e cada turma deve ter no mínimo 10 e no máximo 14 alunos. Entre os requisitos básicos estão ter pelo menos 18 anos e Ensino Fundamental completo.
No curso de Vitrinismo, os professores capacitarão alunos a executar vitrines e exposições promocionais. Serão 36 horas aula e os alunos devem ter no mínimo 16 anos e estarem cursando o Ensino Médio.
No de Atendimento ao Cliente, os alunos aprenderão os conhecimentos necessários para atender aos clientes com qualidade. A carga horária é de 20 horas e entre os requisitos estão ter, no mínimo, 16 anos e Ensino Fundamental completo.
Com carga horária de 45 horas, o curso de Coloração e Descoloração Parcial capacita os alunos a aplicar técnicas, analisando características físicas do cabelo, tipos cromáticos, estilos pessoais, além de identificar a cor natural do fio. Para a realização do mesmo, é necessário o mínimo de 18 anos, Ensino Médio completo e curso de Cabeleireiro.
O Programa de Educação para o Trabalho tem carga horária de 330 horas e contribui para a inclusão de jovens, desenvolvendo competências que possibilitem sua inserção no mercado de trabalho. Os participantes podem ter entre 14 e 21 anos, e devem estar cursando a partir do 8º ano do Ensino Fundamental (antiga 7ª série). Para efetuar a matrícula é necessário cópia do RG, CPF (do aluno ou do responsável), comprovante de endereço e um original de atestado atualizado de escolaridade. O número máximo por turma é de 30 alunos.
Todos os cursos serão oferecidos nos Centros de Capacitação Profissional 1 e 2, localizados no Jd. Santa Libânia e Planejada I respectivamente, no período da noite. As inscrições vão até sexta-feira, dia 21/03, e só podem ocorrer presencialmente. A seleção ocorrerá de acordo com critério socioeconômico. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4033-3633 ou 4031-0501.