Estelionatários fazem vítimas através de golpe do cartão de crédito

Uma quadrilha foi presa, mas a polícia acredita que há mais pessoas envolvidas aplicando golpes em diversos estados brasileiros

Uma reportagem veiculada pelo Fantástico no último dia 23 revelou um esquema de estelionatários que aplicavam golpes na cidade de Campo Grande (MT). De acordo com a matéria, 9 pessoas foram presas, incluindo o mandante da quadrilha, Reginaldo da Silva.

O golpe, sofisticado e muito bem planejado, fez diversas vítimas, que acreditavam veementemente na mentira apresentada pelos autores: a clonagem do cartão de crédito. Esse tipo de ação tem sido comum em todo o país e por isso, todos devem estar alertas para não serem vítimas.

O grupo, de acordo com a reportagem, encomendava listas de dados pessoais no mercado negro. Uma seleção era feita e as vítimas eram contatadas por telefone. Durante a ligação, os autores se passavam por funcionários do setor de segurança de uma central bancária e questionavam sobre compras em determinadas lojas. Desconhecendo as transações, a vítima era informada que seu cartão havia sido clonado.

O interlocutor orientava a vítima para que ela entrasse em contato com a agência, mas mantinha-se na linha e conseguia copiar todos os dados informados, incluindo a senha do cartão de crédito. Após isso, a quadrilha ainda informava que recolheria o cartão para uma perícia.

A polícia acredita que o golpe já vem sendo realizado há mais de 8 meses e também em outros estados brasileiros. Portanto, a Federação Brasileira dos Bancos – FEBRABAN, em nota, informou que os bancos nunca enviam funcionários para retirar cartões vencidos, bloqueados ou com suspeita de fraude.

Ainda de acordo com a FEBRABAN, é necessário tomar cuidado com ligações em que o interlocutor recomenda ligar para o número no verso do cartão, por ser uma forma de prender a linha telefônica e capturar informações.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam