Em Estiva dia Mundial do Meio Ambiente: filme, palestra, plantio de árvores, passeio ciclístico e blitz ambiental.
Teve início no dia 01 de junho a Semana Municipal do Meio Ambiente de Estiva, várias atividades foram e estão sendo executadas em parceria da Diretoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Diretoria de Esportes e o Coletivo Cultural Carapuça.
Centenas de alunos da Escola Estadual Eduardo Amaral assistiram ao filme “Um Plano Para Salvar o Planeta”, na obra os três R (reduzir, reutilizar e reciclar) são apresentados pelos personagens de Mauricio de Sousa, as crianças ficaram encantadas.
No segundo dia, o professor e biólogo Ronaldo Magalhães, que possui curso sobre manejo de serpentes proferiu uma palestra para 6 turmas de alunos da Escola Estadual Cônego Francisco Stella, o biólogo falou da importância das serpentes no equilíbrio do meio ambiente.
No terceiro dia, alunos das Escolas Eduardo Amaral, Centro de Educação Infantil Municipal Mauro Ribeirode Andrade e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) plantaram 13 árvores na PraçaFrancisco Ribeiro Pereira, dentre elas: ingá, pata de vaca, ipês brancos, amarelos e roxo.
Prefeito João Marques acompanhou parte do plantio pela manhã e falou com as crianças da importância de cuidar da natureza, destacou a necessidade do plantio das árvores, lembrou que vivemos em um período de crise hídrica onde cada vez mais precisamos de plantar e cuidar das árvores existentes. As crianças acompanhadas das professores fizeram um passeio para observar as árvores plantadas em outros anos e cantaram para celebrar a atividade.
No feriado, dia 4, acontece o passeio ciclístico, com largada na Praça Francisco Ribeiro Pereira, sem custo de inscrição e destino o bairro rural da Lagoa, com lanches distribuídos aos participantes. Junto com carros de apoio e árvores serem plantadas.
Na sexta dia 5, que é o dia mundial do meio ambiente, na Avenida Perimetral Pedro Pereira Borges, ocorrerá uma Blitz Ambiental, com apoio da Policia Militar e da empresa Viveiro Santa Rita, no local 200 mudas de árvores nativas seram distribuídas ao motoristas. Já a associação pousoalegrense Plante Vida fez a doação das mudas gratuitamente aos organizadores da semana.
O Coletivo Cultura Carapuça destaca o papel fundamental do Diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Ricardo Pereira Mendonça, por ter feito está parceria e pela enorme ajuda e entusiasmo nesta semana. Mais atividades estão por vir, aguardem!
Por que dia 5 de junho?
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Fonte: Coletivo Cultural Carapuça