Projeto foi reformulado de 10 para 27 km de recuperação. A manutenção e a obra será inaugurada no próximo dia 17.
Através do recurso provindo do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), a Prefeitura de Joanópolis/SP iniciou em 2012 as obras de recuperação da estrada JNP020, que dá acesso ao distrito de São Francisco Xavier. O seu projeto inicial previa a recuperação de dez quilômetros desta estrada. Esta recuperação se daria com a colocação de bica corrida em um volume de 15 cm de altura por 7 metros de largura, o que não condiz com a realidade da estrada que tem largura média de 4 a 6 metros.
Após consultoria com especialistas voltados às obras deste porte, observou-se a necessidade de uma reformulação no projeto inicial, e assim com a devida permissão DADE houve uma mudança no projeto, ao invés de 10 km a obra cobriria toda a extensão da estrada.
Os números da obra foram modificados, de 10 quilômetros passou-se a 27 quilômetros de extensão, para isso a largura média da estrada a ser recuperada de 7 metros passou para cerca de 5,5 metros e a camada de 15 cm de bica corrida passou para 7cm.
A arquiteta Renata Frata Freire, Secretária de Projeto e Obras diz a respeito da modificação do projeto. “Atentamos que no contrato não estavam previstas alguns trabalhos fundamentais para a execução da obra como a escarificação e a compactação do solo. Chamamos então a empresa licitada e solicitamos que eles fizessem mais do que estava previsto na licitação, que era apenas passar a máquina do trecho para regularizar o solo e espalhar a bica corrida por cima sem qualquer compactação. Vale ressaltar que a empresa atendeu as solicitações e executou a escarificação, colocação de bica corrida, utilização de um caminhão pipa e também de um rolo compactador”.
Mesmo com as precauções tomadas houve uma polêmica em torno da obra, isto porque, na época das chuvas houveram inúmeros problemas, com caminhões que trafegavam acima do peso permitido por lei, em sua maioria caminhões de madeiras que tornaram alguns trechos intransitáveis. “É válido ressaltar que os donos de serralherias devem se conscientizar de que os trabalhos realizados são em prol de todos os que por ali trafegam, ressalto que a JNP020 é muito utilizada para escoamento de produção agrícola, para o turismo e o trafego de moradores dos Bairros”.
Sob a orientação do DADE, a Secretaria Municipal de Transportes e Serviços iniciou um programa de recuperação da estrada. Embora o Governo tenha investido cerca de R$ 1.550.000,00 (um milhão e meio de reais) toda a manutenção é por conta da Prefeitura, esclarece a Secretária de Obras e Projetos: “A manutenção da Prefeitura é permanente, e cada vez que chove e um caminhão passa com peso acima do permitido, ou uma serraria muda o curso de água da estrada, empilhando madeiras ao longo de alguns trechos, nós temos que refazer o trabalho. Outra dificuldade é que quando estamos executando obras deste porte não conseguimos interditar o local o que atrapalha o correto andamento dos serviços.”
Com o intuito de finalmente se inaugurar a JNP020 a Prefeitura, neste ultimo mês, investiu duas semanas de serviço pesado na manutenção da referida estrada. A inauguração está prevista para o dia 17 de agosto em homenagem a emancipação política do município.