A Parada natalina “Um Sonho de Natal em Monte Verde”, estreia neste sábado, dia 19 de dezembro, no mais charmoso distrito de Camanducaia. Marcado para começar dia 12, o evento foi adiado devido a um apagão que durou mais de sete horas, causado pela forte chuva que atingiu toda a região. Felizmente o ocorrido não desanimou a comunidade que preparou uma festa linda e que promete emocionar a todos.
Ao som de músicas natalinas, atores, bailarinos e artistas circenses, homenageiam os fundadores de Monte Verde, em Parada de Natal. O cortejo natalino percorre a avenida principal do distrito, a partir da 20 horas e faz seu “grand finale” com anjos em pernas de pau que chamam o público para a frente do lago aonde acontecerá o encerramento do show com o tenor Jader Torres, de Cambuí, seguindo de queima de fogos coloridos. O desfile também no próximo sábado, dia 26, no mesmo horário.
O clima de montanha e a arquitetura que remete as antigas vilas européias, faz de Monte Verde, conhecida como a “Suíça brasileira”, o cenário ideal para se comemorar o Natal com toda a sua fantasia. A Parada de Natal tornou-se tradição no distrito e meses antes do primeiro cortejo sair às ruas, a comunidade inteira se dedica a preparação e organização dos festejos. Esperando emocionar seus visitantes, Monte Verde é transformado em vila mágica para a essa temporada.
O Natal Cultural de Camanducaia/ Monte Verde, realizado Prefeitura Municipal com gestão do Espaço Ampliar, este ano acontece com recursos do Primeiro Edital para Concessão de Patrocínios a Eventos do Governo de Minas Gerais (edital 01/2015), e conta com apoio de COMTUR Camanducaia, Associação Comercial de Monte Verde (ACMV), Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV) e Comissão Comunitária de Eventos.
A Parada, que homenageia os primeiros moradores de Monte Verde, é dirigida por Albert Rodrigues com roteiro de Tiago Mentor, da Secretaria Municipal de Turismo. Conta a história de Monte Verde, costurada no desfile, pela figura de Verner Grigberg, um de seus mais ilustres fundadores.
Comemora o Natal e o nascimento do Menino Jesus e homenageia também o padroeiro do distrito, São Francisco, criador do primeiro presépio, no século XIII. O cortejo é embalado por músicas natalinas e traz crianças da comunidade na primeira ala, anunciando a chegada do Natal. O Papai Noel e seus simpáticos ajudantes surgem em duas alas, seguidos de figuras natalinas em pernas de pau. Muitas outras surpresas aguardam quem for prestigiar essa linda festa Maiores informações no site: www.monteverde.com.br
Serviço:
Natal Cultural de Camanducaia/Monte Verde
Dias 19 e 26/12 – Parada de Natal, 20 horas, Avenida Monte Verde.
Fotos: Ricardo Cozzo