Estrutura do Senac EAD possibilita crescimento acentuado dos cursos técnicos no Brasil

Nível de ensino obteve aumento de 120% de matrículas em 2017; gestor explica a estrutura da instituição que recebe milhares de alunos no ano

Os cursos técnicos a distância do Senac EAD cresceram 120% em 2017. Para manter essa ascensão de matrículas é necessário um time bem preparado: tutores, docentes, materiais, plataformas de ensino, e todos os outros elementos que possibilitam atender milhares de alunos anualmente. Sidinei Rossi, gestor dos cursos técnicos a distância, explica como a instituição está estruturada para disponibilizar 11 cursos neste início de ano. As inscrições para as turmas do primeiro semestre de 2018 estão abertas.

Segundo Sidinei, as propostas de aprendizagem dos cursos técnicos simulam a prática vivencial, por meio de diferentes tecnologias utilizadas de acordo com o conteúdo, curso e unidade curricular. “Para isso, temos uma equipe de tecnologias educacionais composta por webdesigners, programadores, ilustradores, produtores multimídia e designers gráficos sempre atentos às exigências do setor”, explica. “Assim, formulamos materiais didáticos de fácil compreensão para o estudo a distância”.

Além disso, as atividades desenvolvidas pelo time incentivam a pesquisa dos alunos e visam à autonomia de cada um. Essa caminhada educacional é acompanhada por tutores especializados e experientes em suas áreas de ensino e do mercado. “Mais de 95% dos nossos docentes possuem pós-graduação, quando no nível técnico a exigência é a graduação”, ressalta o gestor. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) conta ainda com suporte técnico e segurança das informações, e diversos canais de comunicação, como fórum de dúvidas ou mensagens individuais.

Com objetivo de tornar o aprendizado à distância mais interativo e uma experiência significativa, os materiais didáticos da instituição são compostos por podcasts, vídeos, animações, simuladores, games, objetos de aprendizagem, e-books e recursos tecnológicos. “Os recursos em mídias diversas estimulam diferentes formas de aprendizagem, ao ponto de o aluno se envolver com conhecimentos abordados no curso e sentir a prática virtual”, explica Rossi. O estudante tem também atendimento das dúvidas em 24 horas e interações síncronas, quando duas vezes por semana troca informações com o docente.

Para Sidinei, a excelência e busca pela melhoria contínua conduz todas as ações do Senac no desenvolvimento e gestão dos cursos técnicos a distância. Não por acaso, o nível de ensino tem crescido substancialmente e o material didático da instituição foi premiado como um dos melhores do Brasil durante evento sobre a modalidade promovida pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) em 2017: “História do Design de Interiores Residencial”, do curso de Técnico em Design de Interiores, foi 2º colocado na categoria material didático on-line.

Inscrições abertas – As matrículas devem ser realizadas até a segunda quinzena de abril de 2018 por meio do site www.ead.senac.br/cursos-tecnicos/ . O Senac EAD tem 327 polos espalhados em todo o Brasil para apoiar atividades dos cursos técnicos a distância. Entre os títulos disponíveis estão: Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Jogos Digitais, Técnico em Administração, Técnico em Turismo, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Logística, Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Qualidade.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>